Pequenas mudanças
Em relação aos freios, muitos motociclistas ainda têm o habito de frear apenas a roda traseira, inclusive alguns pilotos que participaram diretamente desta pesquisa. Nesse caso o indicado seria a adoção do sistema de freios combinados - como o que existe nos scooters Lead 110 e PCX 150 da Honda - que distribui automaticamente a frenagem entre as duas rodas quando o piloto pisa no pedal traseiro. O sistema pode ser uma boa opção nas motocicletas de entrada, na qual uma frenagem eficiente pode salvar vidas.
Ainda falando sobre freios, segundo o levantamento, o sistema ABS não seria tão eficiente por conta das condições dos pisos (segundo dados do Ministério dos Transportes apenas 13% das rodovias no País são pavimentadas). Em superfícies irregulares, o sistema anti-bloqueio tem sua eficiência reduzida e o espaço de frenagem é maior.
Em posse deste e de outros resultados, o Observatório transmitiu essas informações aos fabricantes e também à mídia especializada em um evento que aconteceu em 31 de outubro, em São Paulo. "Queremos que o fabricante faça um alerta de forma mais clara da limitação de alguns modelos, essa é uma forma de contribuir com a segurança desse veículo", declarou José Aurélio Ramalho, diretor-presidente do Observatório.
Além do aviso, a entidade julga necessário que o vendedor faça uma venda qualitativa, recheada de informações sobre o produto. "A moto não é como um eletrodoméstico que, se você usar de forma errada, o prejuízo é apenas material. A moto precisa ser adequada ao perfil e necessidade do piloto, caso contrário pode haver um acidente. Informar de maneira clara e objetiva é uma obrigação do fabricante" ressaltou Ramalho. A entidade ainda recomendou maior atenção na entrega da moto ao consumidor. E claro, associado a tudo isso, a melhor formação dos alunos e dos instrutores das moto-escola. Infelizmente o fator humano é responsável por 70% dos acidentes, lembrou o diretor-presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV).
Nenhum comentário:
Postar um comentário