Para o advogado Vanderlei Santos, especialista em Direito Administrativo de Trânsito, esses comportamentos são corriqueiros porque o valor da multa no Brasil é muito baixo.
"Quando o Código de Trânsito Brasileiro foi instituído, em 1997, o valor da multa como avançar o sinal vermelho, correspondia a um salário mínimo e meio. Hoje, o valor dessa multa não chega a um terço do salário mínimo vigente. Isso ajuda a manter o comportamento transgressor", adverte.
"Aqui, cabe uma abordagem histórica. Quando da instituição do CTB, havia no Brasil aproximadamente quatro milhões e quatrocentos mil aparelhos celulares em uso no país, segundo dados do World Factbook. Atualmente, são mais de 265 milhões de aparelhos em uso e falar ao celular na direção ficou corriqueiro. Por isso, essa é uma infração que precisa ser revista com urgência", defende o advogado.
Em Fortaleza, quase dez multas são registradas a cada hora por uso de celular ao volante no trânsito este ano.
Soluções
Para andar no trânsito sem a necessidade de atender o telefone, especialistas afirma que o correto é criar antídotos para isso. Deixar o telefone em modo silencioso enquanto dirige é um deles. Se formos analisar, o mundo não vai acabar se você não responder imediatamente, não é?
Outro remédio é faça tudo o que precisa antes de sair dirigindo pelas ruas e avenidas. Se você se sente seguro para falar ao celular enquanto dirige (o que não é proibido, desde que você mantenha as mãos no volante e não use nenhum tipo de fone de ouvido), inicie a ligação antes de arrancar.
Outro prevenção é se você estiver ouvido música, configure a lista de reprodução antes de partir. O mesmo vale para o GPS, audiolivros e podcasts e qualquer coisa que você vá usar para afastar a monotonia no carro. Se você ajustar tudo antes de partir, não precisará olhar para a tela do telefone, e assim você mantém os olhos na pista por mais tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário