quinta-feira, 21 de novembro de 2013

É preciso boa formação para a categoria D

Na semana passada, conversava com uma instrutor de trânsito
Para ministrar aulas nesta categoria, aqui em MANAUS é exigido veículo que tenha no mínimo 23 lugares, o que EXCLUI aulas em vans, que geralmente tem 9 ou 12 lugares. Porém, algumas autoescolas adaptaram um tipo de Van de porte maior, colocando 23 assentos para crianças e estão dando aulas normalmente por aí.
Eis o perigo! Quando o motorista que teve aulas em Van “tirar” sua categoria D estará apto a dirigir ônibus. Que loucura! Há inúmeras diferenças entre a van, ônibus e microonibus como por exemplo: motor, troca de marchas, posicionamento do veículo na via, visão de retrovisores, manobras, maneira correta de ultrapassar, etc. O pior é que muitos destes motoristas irão conduzir microonibus, transportando crianças para a escola, sem nenhum preparo real para este tipo de veículo. Imagine que você, pai ou mãe, pagam para transportar seu filho até a escola diariamente e o motorista do microonibus nunca teve um bom preparo para este tipo de veículo. Os riscos são enormes!
A dica é ter muito cuidado ao escolher o tipo de transporte que irá levar seu filho à escola. Verificar tempo de habilitação na categoria D, sondar se o motorista tem experiência com ônibus, mesmo através de uma conversa informal.
Enquanto continuarem ministrando aulas para categoria D em vans, todo o cuidado é pouco na escolha do transporte escolar do seu filho.
sobre a importância de uma boa formação para quem vai dirigir a categoria D (veículos com mais de 8 lugares para passageiros), pois é uma categoria muito procurada por futuros motoristas de vans escolares. ADEMIR SOUZA DAS CHAGAS, PERITO DE TRANSITO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário