A cada ano o mercado brasileiro fica mais competitivo, atraindo novas
marcas, todas de olho na sua fatia do bolo. Mas como os segmentos são
basicamente os mesmos, a saída para as empresas é procurar lacunas
estratégicas e diferenciações mercadológicas para seus modelos. No caso
do ano de 2013, aparentemente a maioria dos novos veículos lançados vai focar
na tecnologia embarcada para conquistar o consumidor. O que prova que,
aos poucos, o Brasil mostra que tem massa crítica para ter automóveis
mais modernos. Coisa típica dos mercados mais maduros.
Boa parte desses novos modelos será fabricada no Brasil,
principalmente por conta dos estímulos tributários à produção local
promovido pelo programa governamental Inovar-Auto. A Peugeot, por
exemplo, chega com um produto recém-lançado na Europa. A marca francesa
vai lançar em abril o 208, compacto que foi apresentado mundialmente no
primeiro trimestre deste ano. A produção será em Porto Real, no Rio
de Janeiro, onde também já é feito o Citroën C3, carro com quem ele
compartilha a plataforma. Os motores também devem ser iguais aos do C3.
Espera-se, portanto, um 1.5 litro de 93 cv e um 1.6 litro de 122 cv. O
diferencial do Peugeot 208 deve ser a lista de equipamentos, mais
recheada e com direito a sistema de entretenimento com tela sensível ao
toque. Outro que vai ganhar cidadania brasileira é o New Fiesta. A Ford
vai fabricar o modelo no Brasil a partir de 2013 e pretende diversificar
a linha com versões mais simples e mais baratas.
Uma das grandes dúvidas para 2013 é em relação à sétima geração
do Volkswagen Golf. O médio foi apresentado na Europa no Salão de Paris
e já foi especulado diversas vezes para chegar ao Brasil. Ele viria
para finalmente aposentar o Golf de quarta geração, ainda à venda por
aqui em uma versão com alguns “facelifts”. Uma das possibilidades é que
ele seja feito em São José dos Pinhais, no Paraná, e vendido com motor
1.4 turbo e câmbio de dupla embreagem
nas versões mais caras. A produção do novo Golf em solo nacional pode
até abrir espaço para a fabricação do novo Audi A3 no Brasil. Os dois
modelos compartilham diversos elementos e a Audi já até afirmou que
pretende voltar a fazer carros no Brasil. De qualquer maneira, a nova
geração do A3 será importada a partir de fevereiro.
Além de Volkswagen, Hyundai, Ford e Citroën devem dar atenção
ao segmento de hatches médios no ano que vem. A fabricante coreana vai
iniciar as importações da segunda geração do i30 já em janeiro. E com
preços bem mais salgados. Mais equipado, o novo Hyundai i30 vai custar
cerca de R$ 70 mil e será equipado com o motor
1.6 flex de 128 cv que é usado pelo HB20. Já a Ford e Citroën vão
continuar investindo em suas fábricas argentinas para as novas gerações
de Focus e C4. O Ford deve manter o motor 2.0 Duratec em algumas
versões, mas terá um 1.6 Ecoboost nas configurações mais caras. Já o C4
vai apostar em um desenho mais elegante e com menos curvas do que o
atual. Também está prevista uma variante com motor 1.6 THP de 165 cv
ainda para 2013.
Outra marca que aposta nos médios é a Nissan. A fabricante japonesa
vai importar do México a nova geração do Sentra, sedã que ficou mais
elegante e ganhou alta dose de conforto a bordo. Ainda entre os sedãs
médios, a Honda vai lançar versões do Civic com o mesmo motor 2.0 do
CR-V ainda em janeiro.
Os hatches premium também terão espaço em 2013. Além do Audi A3, a
Mercedes vai importar a nova geração do Classe A. O modelo está mais
esportivo, com linhas inspiradas e motores turbo para deixar o
comportamento ainda mais “nervoso”.
A Volvo também renova o seu concorrente na briga. A marca sueca
aposenta o C30 e apresenta o versátil V40. Com carroceria no estilo
Sportback e mais espaço para bagagens, o carro se destaca também pela
alta dose de segurança embarcada. Há até airbag para pedestres, que é
acionado em caso de atropelamentos.
Depois de ter sido a marca mais “novidadeira” de 2012, a Chevrolet
vai continuar em 2013 com a mesma estratégia. Mas, além das novas
gerações de modelos já presentes no mercado, a marca norte-americana vai
se aventurar em novos segmentos. Um deles é o de utilitários compactos.
A venda do Tracker no Brasil já está confirmada, para disputar mercado
com o Ford EcoSport e o Renault Duster. O modelo será importado do
México e deve receber o motor 1.8 litro de 140 cv igual ao do Cruze.
O extremo superior do mercado não será esquecido. A Land Rover
prepara para o início do ano o lançamento da nova geração do Range Rover
Vogue. Com ainda mais tecnologia embarcada, visual renovado e uma
redução de peso de mais de 400 quilos em relação ao modelo anterior,
dependendo da versão. O jipão chega na faixa dos R$ 500 mil.
O ano que vem também deve marcar um retorno bem esperado. A Fiat
ainda não dá como certo, mas a volta da Alfa Romeo ao Brasil é bem
provável para 2013. Os carros da fabricante italiana seriam vendidos nas
concessionárias da Chrysler, integrante do Grupo Fiat. O mais cotado
para ser vendido aqui é o MiTo, compacto feito na plataforma do Punto
europeu, mais moderno que o brasileiro, com direito a suspensão traseira
multilink, e que tem sob o capô o moderno motor 1.4 MultiAir.
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