segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Transporte clandestino: não embarque nessa.

Uma das opções para quem quer viajar, seja durante as férias ou não, é o ônibus. Mas, infelizmente, é muito comum que as pessoas recorram a transportes clandestinos, buscando apenas passagens mais baratas, sem levar em conta os riscos que estão correndo.  O resultado disso é percebido nas estatísticas: nas estradas, a maioria dos acidentes envolve transporte clandestino, já que esse tipo de transporte não segue as regras de segurança cobradas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e não passa por inspeções periódicas.
Para combater esse cenário, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a ANTT têm realizado intensas fiscalizações pelas estradas brasileiras para identificar esses transportes e não permitir que eles continuem viagem. Além disso, a ANTT, o Ministério das Cidades e Ministério dos Transportes lançaram recentemente uma campanha para alertar sobre os riscos que o passageiro está sujeito quando contrata um transporte pirata. O objetivo é conscientizar sobre o quanto é importante que o passageiro leve em consideração a segurança na hora de escolher a transportadora e assim, opte por uma que esteja regularizada.
O conceito escolhido para a campanha é: “QUEM CONTRATA TRANSPORTE PIRATA PODE FICAR NO MEIO DO CAMINHO. NÃO EMBARQUE NESSA”.  A ação faz parte do Pacto Nacional Pela Redução de Acidentes (Parada: Um Pacto pela Vida), iniciativa do governo federal para reduzir em 50% o número de acidentes, entre 2011 e 2020. É importante lembrar que o passageiro também é responsável por garantir a segurança no trânsito, por isso é fundamental  que a viagem seja realizada por uma empresa regular. Seja consciente! Divulgue para seus amigos essa campanha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário