segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Placas de sinalização: você conhece bem?

Para garantir um trânsito mais organizado e seguro para condutores e pedestres é muito importante o respeito à sinalização. As placas, inscrições nas vias ou sinais luminosos servem para informar e orientar os usuários das vias. Mas você conhece bem as placas de sinalização de trânsito e de orientação nas estradas? Saber o significado delas é uma exigência do teste do Detran para adquirir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
- As placas podem ser de regulamentação (fundo branco e bordas vermelhas) que tem a finalidade de informar sobre condições, proibições, obrigações ou restrições no uso da via. Ex:
Passagem obrigatória: Assinala ao condutor que existe um             obstáculo adiante e que a passagem é obrigatoriamente feita à   direita do mesmo.

 Largura Máxima Permitida


- Advertência (fundo amarelo), que alertam sobre condições potencialmente perigosas, indicando sua natureza. Ex:
 Início da Pista Dupla


Estreitamento de pista à direita


- Obras (fundo laranja), que garantem que sejam preservadas as condições de segurança e fluidez do trânsito e que os usuários sejam orientados sobre caminhos alternativos;
 Obras adiante


- Educativas (fundo branco), que tem a função de educar aos usuários da via quanto ao seu comportamento adequado e seguro no trânsito;




- Atrativos Turísticos (fundo marrom);




- Indicação (fundo verde, para indicar vias; ou fundo azul, para indicar a quilometragem);




- Serviços Auxiliares (fundo azul claro), que indicam aos usuários da via os locais onde os mesmos podem dispor dos serviços indicados.




Fique de olho nas placas e siga seguro ao seu destino!

Nenhum comentário:

Postar um comentário