segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Cinto de segurança: é necessário fazer manutenção?


A função do cinto de segurança é evitar que os ocupantes dos veículos se choquem contra as partes do mesmo ou contra outros passageiros. É um item obrigatório de segurança, por isso, para garantir que funcione com eficiência, é necessário que passe por manutenções periódicas.
Os defeitos mais comuns do cinto de segurança são: danos na cinta ou problemas no fecho.  É importante observar se o tecido não está desgastado e se o cinto não está frouxo, pois no caso de uma colisão, ele pode não funcionar da maneira esperada. Verifique também se a trava está exercendo bem a sua função. No caso de cintos retráteis, uma boa dica é puxar a parte diagonal com rapidez para ver se o cinto está travando ou se o sistema de recolhimento está adequado. O fecho também não pode ficar de fora: o cinto precisa encaixar com facilidade e travar, bem como ser destravado corretamente quando acionado.
Além disso, quando o veículo sofre uma colisão, o cinto recebe uma carga de esforço, e é necessário verificar as condições em que ficou o equipamento. Se for preciso, faça a troca do cinto em estabelecimentos confiáveis e informe-se se o novo equipamento é compatível com as especificações do seu veículo e se possui certificado de qualidade.
A vida útil do cinto de segurança depende das condições a que o carro é exposto, e também do uso correto do item. Não se esqueça de usá-lo sempre, pois o item diminui as consequências de acidentes e pode salvar vidas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário