A cor de pintura dos carros exige cuidados especiais. E a preta é uma das que mais precisa de atenção na hora da lavagem e do polimento. Qualquer risco ou arranhado sobressai e pode desvalorizar o automóvel.
Marcos Canedo, proprietário da Carwash, loja especializada em limpeza e manutenção de pintura automotiva do Rio de Janeiro, recomenda uma atenção especial com a lavagem. “A lavagem de carros pretos deve ser feita, quando possível, duas vezes na semana. Não se deve encostar-se à pintura caso ele esteja empoeirado. Essa atitude pode marcar o verniz e provocar arranhões”, diz. Como não é possível deixar uma placa pedindo às pessoas para não se encostarem, o melhor mesmo é não descuidar da lavagem.
A utilização dos produtos corretos também é fundamental na hora da limpeza. “Para fazer a lavagem, o proprietário pode usar produtos encontrados em supermercados, como xampus neutros, ceras, esponjas e panos para esta finalidade. Deve-se usar água em abundância para retirar o sabão e fazer a secagem com panos de microfibra, esticando sempre o pano para evitar riscos na pintura”, afirma o especialista.
Canedo observa ainda que o motorista deve comprar sempre xampu automotivo neutro e biodegradável.
Quanto ao polimento, o recomendado para carros pretos é usar cera simples para diminuir o acúmulo de poeira e aumentar a duração da lavagem. Caso o carro já esteja com a pintura danificada, o melhor é levar a uma oficina especializada para realizar os procedimentos de cristalização e polimento para a recuperação do brilho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário