O Jornal do Piauí promoveu, na edição desta quinta-feira (10), debate sobre o alto índice de acidentes de trânsitos registrados nas rodovias que cortam o Estado. Entre os assuntos debatidos, chegou-se a conclusão de que 90% dos acidentes são por falha humana.
“O que a gente percebe é que mesmo com campanhas educativas não conseguimos evitar os acidentes. Eles geralmente estão ligados a imprudências nas estradas. Os condutores preferem ir com pressa a chegar vivo”, revela o inspetor da PRF, Isaias Segundo.
De acordo com dados da Polícia Rodoviária Federal no Piauí (PRF-PI), a baixa fiscalização se deve aos altos índices de acidentes no perímetro urbano na capital. O número de ocorrências ocupa o efetivo.
“Nossas fiscalizações poderiam ser mais fortes, mas temos carência de efetivo. Temos também uma grande demanda. Temos muitos acidentes no perímetro urbano. Nossa prioridade é socorrer as vítimas”, analisa o policial.
Educação no trânsito
“Tudo começa com a aceitação do problema. Os acidentes são casos de saúde pública. Os motoristas não tem consciência dos riscos. As pessoas assumem comportamento de risco devido a falta de fiscalização”, diz a especialista em educação no Trânsito, Ademir Souza chagas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário