“Os motoristas devem ficar atentos com a manutenção do catalisador já que motor desregulado, batidas em lombadas e combustível adulterado podem interferir no funcionamento da peça”, afirma Henry Grosskopf, gerente de engenharia de produtos da Tuper Escapamentos e Catalisadores, que produz componentes do sistema de exaustão, como tubo de motor, flexível, catalisador, silencioso intermediário e traseiro e ponteira.
Segundo Grosskopf quando o motor do veículo estiver desregulado ou com mau funcionamento da injeção eletrônica, o catalisador pode ficar comprometido. “Nesse caso, há risco de ocorrer entupimento, impossibilitando a passagem dos gases, fazendo com que o motor perca a força e passe a aquecer além do normal”, esclarece o gerente, advertindo: “Neste caso, é preciso desligar imediatamente o veículo para que não ocorram maiores danos ao motor”.
Ele acrescenta outros fatores que danificam a peça, como motor com dificuldade de pegar, consumo de óleo lubrificante, falha na ignição e fazer o carro pegar no tranco.
A recomendação do gerente de engenharia de produtos da Tuper é fazer regularmente a manutenção preventiva do veículo.
Grosskopf salienta, ainda, que a substituição do componente deve ser realizada em oficina de confiança, levando sempre em consideração o modelo e a motorização do automóvel, além de ser fundamental exigir o selo do Inmetro, atestando a qualidade da peça
Nenhum comentário:
Postar um comentário