Mas além do peso do motor, está o do câmbio. Quando se pisa na embreagem, o motorista faz com que o motor seja desacoplado da caixa de marchas, o que alivia o peso. A embreagem também não é prejudicada nesta prática, pois sofre uma carga pequena. “É mas uma opção que até muitas montadoras já adotaram para se dar a partida nos veículos. - Isso pode facilitar a partida do veículo? Pode.
O motor de partida tem o alívio das inércias dos eixos e engrenagens da caixa de câmbio agravadas com o aumento de torque que o óleo provoca (especialmente quando frio), trabalhando mais leve”, diz Airton do Prado, gerente de Assistência Técnica e Produtos da Aftermarket América do Sul.
Um outro motivo para se pisar na embreagem durante a partida é a segurança. Quando o carro é deixado desligado, mas engatado, caso o motorista não pressione a embreagem durante a partida, ele poderá dar um tranco e causar uma colisão ou até atingir alguém que esteja próximo.
Esse cuidado deve ser redobrado quando se deixa o carro em lugares com manobristas, ou onde ele precisará ser movimentado por outras pessoas, pois é comum que nesses ambientes o veículo fique engatado. Mas depois que o carro pegar, nada de ficar com o pé no pedal esquerdo. Use-o somente para trocar de marchas, para arrancar e nas manobras em que precisa baixa velocidade, como estacionar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário