terça-feira, 1 de abril de 2014

FREIOS..

 


Os freios devem ser observados permanentemente. Freios em mal estado podem ser a diferença entre parar com segurança ou sofrer um acidente. Os freios estão em mal estado quando:
·      O pedal está sem pressão ou afunda;
·      O pedal volta mais alto do que o normal;
·      Ao frear, o carro puxa para um dos lados.
Em qualquer desses casos, o condutor deve levar o veículo a um especialista. Antes de dirigir um carro que não conhece, ele deve testar cautelosamente os freios.
Verificar as pastilhas e o líquido de freio regularmente é um hábito de segurança. Alguns veículos têm no painel uma lâmpada que indica se os freios necessitam de manutenção.
A distância de frenagem é função de uma série de fatores, como o estado e a calibragem dos pneus, tipo de veículo, carga, tipo e situação do pavimento, entre outros. A derrapagem ou deslizamento do veículo aumenta a distância de frenagem, além de o condutor perder o controle do veículos. Para reduzir esse problema a indústria automobilística desenvolveu o ABS (anti-lock braking system), um sistema de segurança do veículo que permite que as rodas continuem tracionando com a superfície e evita derrapagem. Desde que começou ser empregado em larga escala, ao ABS foram agregados sistemas como o EBD (eletronic brakeforce distribution), que distribui a frenagem entre as rodas, o ESC (eletronic stability control), que ajuda a controlar a estabilidade do veículo em curvas.


Amortecedores
      Os amortecedores são corresponsáveis pela estabilidade do veículo. Se eles estão em más condições, muito usados, as irregularidades do pavimento farão o veículo vibrar, provocando instabilidade. As frenagens serão menos eficazes e nas curvas o veículo tende a derrapar ou se inclinar além do normal.

DICAS
·      A cada 20 mil quilômetros rodados, verifique o estado dos amortecedores em um especialista e peça para verificar se há vazamentos.
·      Amortecedores devem ser trocados aos pares, dianteiros e/ou traseiros.
·      Se o amortecedor estiver fazendo barulho, provavelmente está na hora da troca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário