A manutenção do cubo de roda deve ser feita com atenção e cuidado, pois alguns detalhes podem não só eliminar gastos desnecessários, mas também assegurar a segurança no trânsito e evitar acidentes.
O cubo de roda, suporte do disco ou do tambor de freio onde são fixados os parafusos ou porcas da roda, que tem como objetivo fazer com que a junta homocinética transmita o torque para as rodas do veículo e o coloque em movimento, é um componente fundamental para a segurança no trânsito. “O excesso de torque no aperto da porca de fixação do cubo ao eixo pode causar superaquecimento dos rolamentos, fazendo o conjunto travar ou soltar a roda, provocando não só a perda do controle do veículo, mas também gerando um grave acidente”, afirma Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata, que fabrica componentes para suspensão, transmissão, freios e motor, e, recentemente, lançou nova linha de cubos de roda no mercado de reposição. Linha, disponível na primeira geração, composta por cubo e flange sem rolamento, na segunda, cubo com rolamento, utilizado nas rodas dianteiras e traseiras sem tração, e na terceira geração, dois flanges com rolamento.Alguns outros fatores podem comprometer o cubo de rodas, como pancadas, infiltração de água por tráfego em regiões alagadas. Caso seja preciso substituir a peça, a recomendação é levar a uma oficina de confiança e adquirir uma peça de qualidade.“É preciso muita atenção ao efetuar a manutenção do conjunto, pois não apertar corretamente os parafusos que fixam a roda no cubo também pode causar empenamento ou desprendimento da roda e ocasionar acidentes.
Para a correta fixação da roda ao cubo é necessário aplicar o torque recomendado pela montadora do veículo e de forma cruzada, evitando empenamento do conjunto. Segundo Silva, o excesso ou aplicação incorreta do torque pode levar a quebra da fixação ou ainda provocar trepidação na direção ou durante a frenagem.
Ruído na roda também pode ser indício de problemas no cubo ou rolamentos. “A falta de manutenção adequada pode danificar outros componentes do veículo, causando gastos desnecessários”, finaliza.Há mais de 50 anos no Brasil, a Nakata, tradicional marca de amortecedores, apresentou ao mercado de reposição centenas de novos produtos do sistema de suspensão, transmissão, freio e motor em 2013. Agora, amplia seu diversificado portfólio com a nova linha de cubos de roda.
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