Usar o carro com tanque de combustível na reserva pode danificar componentes do veículo, como a bomba elétrica. Mas você já parou para pensar na situação inversa? Dá para encher o tanque até a boca, passando do limite especificado no manual do veículo e da trava automática da bomba de combustível do posto de gasolina?
Ao chegar ao posto, pedimos ao frentista para encher o tanque, e ele abastece até o momento em que a bomba de combustível do posto trava. Mas e se ele continuar e forçar o abastecimento muitas vezes para arredondar o valor? O que pode acontecer?
Bom, isso pode danificar o cânister. Quem?...Isso mesmo, o cânister. É a peça que fica instalada entre o taque de combustível e a admissão do motor, e tem o objetivo de filtrar vapores, para reduzir os gases prejudiciais que são emitidos pelo veículo.
Se o combustível ultrapassar o limite indicado no manual, poderá inundar o cânister. Com o cânister inundado, além dessa importante filtragem não acontecer, o combustível pode fazer com que os carvões desse componente se desprendam, danificando outros itens mecânicos.
Então é simples: não peça para o frentista do posto continuar enchendo o tanque de combustível depois do travamento da bomba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário