quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Perito lança manual sobre perícias em acidentes de trânsito.


Numa forma de orientar autoridades policiais, peritos criminais e principalmente familiares de vítimas de acidentes de trânsito, é que o perito criminal que atua na área, Lino Leite de Almeida, lançou nesta sexta-feira (15.07) o “Manual de Perícias em Acidentes de Trânsito.

O livro tem por objetivo inteirar a sociedade quanto aos procedimentos periciais e policiais na cena de acidentes, uma vez que a Organização Mundial de Saúde (OMS) definiu esta como a década da prevenção aos acidentes de trânsito.

O manual se baseia na carência de materiais didáticos e científicos voltados para área, já que o próprio autor que teve dificuldades de encontrar materiais teóricos sobre o assunto, assim gerando uma necessidade de adotar
r autoridades policiais, peritos criminais e principalmente familiares de vítimas de acidentes de trânsito, é que o perito criminal que atua na área, Lino Leite de Almeida, lançou nesta sexta-feira (15.07) o “Manual de Perícias em Acidentes de Trânsito.

O livro tem por objetivo inteirar a sociedade quanto aos procedimentos periciais e policiais na cena de acidentes, uma vez que a Organização Mundial de Saúde (OMS) definiu esta como a década da prevenção aos acidentes de trânsito.

O manual se baseia na carência de materiais didáticos e científicos voltados para área, já que o próprio autor que teve dificuldades de encontrar materiais teóricos sobre o assunto, assim gerando uma necessidade de adotar padrões específicos para elaborações de laudos de acidentes de trânsito.

“O livro é devido a poucos autores que abordam esse assunto, e no Brasil há uma carência, pois somente dois autores que escreve sobre o tema”, diz o perito criminal e autor do livro, Lino Leite de Almeida.

Esse trabalho é fruto dos oito anos de experiências como perito na área criminal de acidentes de trânsito. Além da formação no curso de Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso, o autor também é formado em física, o que faz com que haja um entendimento melhor na área científica.

O produto visa alcançar um público em geral, desde vítimas a agentes públicos, fazendo orientações sobre qual a função de cada um e como atuar nessa área. Mato Grosso esta entre os estados recordistas em acidentes de trânsito com vítimas fatais. Cuiabá é considerada uma capital violenta quanto a essa modalidade.

“O livro está muito bem fundamentado cientificamente, pois a perícia tem carência de literatura quanto a essa área, principalmente na parte física e matemática. O livro evidencia qualidade para perícia a nível nacional”, disse o diretor geral da Politec, Rubem Claro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário