Temos também o pneu de construção diagonal/convencional, que possui sua carcaça composta por uma sobreposição de lonas têxteis, que saem de um talão e vão até o outro, passando pelas laterais e banda de rodagem. Essas lonas estão orientadas no sentido diagonal ao plano de rolamento do pneu, formando um só bloco, o que causa maior robustez do pneu e maior atrito com o solo e, consequentemente, maior aquecimento.
Escolher o pneu de acordo com a aplicação também resultará em benefícios para o transportador. Existem diferentes produtos para as diferentes funções: rodoviário, regional, urbano ou misto (uso em rodovias e terrenos fora de estrada). Além disso, a posição de rodagem – direcional, tração e eixo livre – e a dimensão do pneu também são fundamentais para que se obtenha o melhor desempenho do caminhão e ganho de quilometragem.
É importante destacar que existem pneus radiais e diagonais para todas as posições (direcional, tração e eixo livre). Porém, nem sempre com a mesma amplitude de medidas. O pneu radial possui uma concepção mais moderna e vem sofrendo constantes aprimoramentos, tanto no sentido de novos desenhos e novas dimensões. Outras características técnicas do produto também devem ser levadas em consideração: IC/SV – índice de carga/símbolo de velocidade, profundidade dos sulcos e pressão para carga máxima.
Ao observar as especificações técnicas indicadas pelo fabricante do veículo e respeitar as características para o uso adequado dos pneus, os motoristas ou frotistas podem obter o melhor desempenho de seus produtos, prolongando sua vida útil e preservando sua carcaça, garantindo ainda um bom índice de recapabilidade.
*Marcos Aoki é gerente geral de vendas e marketing da Bridgestone do Brasil. Formado em Engenharia Mecânica pela USF, pós-graduado em Engenharia de Qualidade pela UNICAMP e em Marketing pela ESPM e com MBA em Gestão de Negócios pela FGV, atua no segmento automotivo há mais de 25 anos, tendo iniciado na Bandag em 1987 e na Bridgestone em 2008 (a Bridgestone adquiriu a Bandag em 2007, unindo a maior fabricante de pneus do mundo com a líder global em recapagem de pneus).
Nenhum comentário:
Postar um comentário