De acordo com o jornal, desde 2012, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) adaptou três artigos do código de trânsito para punir motoristas que se aproximam demais das bicicletas, ultrapassam de forma perigosa ou as fecham antes das conversões. Tais multas cresceram 188% em 2014.
O diretor de planejamento da CET, Tadeu Duarte, afirmou que
reforçar o ciclista, segundo agente mais vulnerável do trânsito, é prioridade da companhia. O incentivo ao ciclismo é uma das bandeiras da gestão do prefeito Fernando Haddad, que prometeu construir 400 km de ciclovias até 2015.
A fiscalização no trânsito será mais rigorosa. Desde abril estão sendo instalados radares que vão flagrar - dentre outras infrações - carros e motocicletas que invadam as ciclovias. Até abril de 2015 serão 843 novos radares, um aumento de 40%. Atualmente 132 estão em funcionamento, embora ainda não abranjam as pistas de bicicletas.
Hoje as multas são aplicadas apenas por agentes de trânsito da Companhia de Engenharia de Trânsito (CET). A infração é gravíssima, com multa de R$ 574,62. Estacionar sobre ciclovia é considerado grave e a multa é de R$ 127,69.
Enquanto as multas por infrações contra os ciclistas aumentam, as punições a motoristas que desrespeitam pedestres caíram 10% em 2014. O diretor de planejamento da CET acredita que a redução se deva à melhora na consciência de motoristas.
O programa de fiscalização por desrespeito aos ciclistas foi criado há dois anos por pressão de ativistas depois da morte de ciclistas nas avenidas Paulista e Pirajussara.
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