A Ford apresentou, semana passada, a assistência de emergência, tecnologia inédita que será lançada no Brasil junto com o Novo Ka, ampliando a funcionalidade do sistema de conectividade SYNC. Basicamente, o sistema é programado para fazer uma ligação automática ao serviço de emergência 192, do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), em caso de acidente com o veículo, informando sua localização e conectando os passageiros para o resgate.
O sistema foi demonstrado durante um evento para a imprensa em São Paulo com a presença do ministro da Saúde, Arthur Chioro, que falou sobre a preparação da estrutura do SAMU para operar com a nova tecnologia. O sistema, disponível em veículos Ford nos Estados Unidos e Europa, será oferecido pela primeira vez no Brasil junto com o Novo Ka.
“A Assistência de Emergência SYNC é um recurso avançado de conveniência que faz parte da filosofia da Ford de inovação e democratização da tecnologia a serviço das pessoas”, destacou Rogelio Golfarb, vice-presidente de Assuntos Corporativos da Ford América do Sul.
Segundo ele, o fato de o Novo Ka, modelo de entrada da Ford, ter sido escolhido para introdução dessa novidade mostra o compromisso da marca de torná-la acessível para os consumidores. A intenção é, futuramente, oferecer o sistema em outros veículos da Ford.
Como funciona
Para o funcionamento da assistência de emergência é preciso que um celular esteja pareado com o sistema SYNC no veículo, usando a conexão Bluetooth. Caso ocorra um acidente com acionamento do airbag ou do sistema de corte de combustível – que pode ocorrer em colisões traseiras ou capotamentos, o SYNC realiza uma chamada automática através do telefone celular pareado para o serviço de emergência 192, o SAMU.
Uma mensagem introdutória então é transmitida, comunicando que houve um acidente e as coordenadas de localização do veículo por GPS. Em seguida, o microfone é aberto e o atendente pode falar com os ocupantes do veículo. Mesmo que estes estejam inconscientes ou impossibilitados de responder, as informações principais para o envio de uma equipe de resgate já estarão registradas.
A mensagem introdutória do sistema é: “Atenção: um veículo Ford esteve envolvido num acidente. Aguarde o envio das coordenadas GPS, seguido da comunicação com os ocupantes do veículo. Um veículo Ford esteve envolvido num acidente nas seguintes coordenadas: latitude X e longitude Y. Repetindo localização (repete). Linha aberta.”
Além de entrar em ação automaticamente, outra vantagem do sistema é a disponibilidade do serviço durante toda a vida útil do veículo e sem nenhuma cobrança de taxa. Ele também não interfere no desempenho do celular e, por não contar com botão para a ativação manual, evita a realização de chamadas falsas.
Para lançar a Assistência de Emergência SYNC no Brasil, a Ford buscou a parceria do Ministério da Saúde e realizou um trabalho de validação e testes junto com algumas unidades pré-selecionadas do SAMU, incluindo simulações de chamadas. A Ford criou também um treinamento on-line, disponível no site www.emergencyassistance.ford.com para todos que quiserem conhecer melhor o serviço, e fará a sua apresentação no Congresso Nacional do SAMU, na próxima semana em Brasília.
Hoje, há aproximadamente 1 bilhão de smartphones e o mesmo número de carros rodando no mundo, dos quais 40 milhões no Brasil. O armazenamento de dados em nuvem é outra tendência que vem crescendo velozmente. “Tudo isso está mudando a expectativa dos consumidores de forma irreversível. O sistema SYNC nasceu da visão da Ford de oferecer conectividade com segurança em seus veículos, criando condições para que o motorista mantenha sempre as mãos no volante e os olhos na pista”, diz Rogelio Golfarb.
Desenvolvido pela Ford em parceria com a Microsoft, o SYNC é o sistema de conectividade mais avançado da indústria. Ele permite acesso aos contatos da agenda do celular, fazer e receber chamadas, leitura automática de mensagens SMS e o controle do rádio e MP3-player por comandos de voz, sem a necessidade de tirar as mãos do volante. Além de Bluetooth, conta com conexão para iPod, USB, entrada auxiliar e permite o pareamento de até 12 telefones.
Existem hoje no mundo mais de 14 milhões de veículos equipados com o SYNC. Destes, mais de 9 milhões contam com a assistência de emergência.
O sistema AppLink é outra novidade que será introduzida no Brasil junto com o Novo Ford Ka, ampliando as funcionalidades do SYNC com o acesso a diversos aplicativos pelo celular.
Tendências
Outros números reforçam a importância do investimento da indústria automotiva em conectividade, principalmente quando se trata de proporcionar tecnologia para a segurança.
O brasileiro com acesso à internet hoje passa mais tempo na web todos os dias do que em qualquer outro meio de comunicação. Em média, são 3h39 diárias, comparado com 3h29 na TV. O Brasil já tem mais de 100 milhões de usuários de internet, dos quais 84,6 milhões com acesso em casa.
O modo de conexão também está mudando rapidamente. Em 2009, o computador de mesa representava 90% dos aparelhos e hoje tem 61%. Na mesma proporção avançou o uso de laptops, smartphones, celulares e tablets. Há, atualmente, 41 milhões de usuários de smartphones no Brasil e, para um terço destes, é o principal meio de conexão com a internet.
Comportamentos de risco
O uso do celular no carro representa um grande perigo. Uma pesquisa do Instituto de Tecnologia do Transporte da Virgínia, EUA, mostrou que esta é a atividade que mais eleva a chance de acidentes no trânsito. Enquanto dirigem, as pessoas passam 10% do tempo fazendo qualquer coisa, menos prestar atenção no trânsito. Só para acessar o equipamento, o motorista leva de 4 a 5 segundos.
Caso esteja dirigindo a 100 km/h, por exemplo, percorrerá cerca de 120 metros distraído.
Uma pesquisa feita nos Estados Unidos pela National Highway Traffic Safety Association (NHTSA) sobre comportamentos e atitudes de distração dos motoristas revelou que quase metade (48%) dos condutores admitem atender o celular enquanto estão dirigindo. Dos que atendem, 58% continua a dirigir e 24% disse que faria uma ligação durante a condução. Um em cada 10 motoristas admitiu que algumas vezes envia mensagens de texto ou e-mails ao dirigir e 14% lê mensagens de texto ou e-mails.
Em outro estudo, da Mckinsey, 35% dos entrevistados afirma usar o smartphone ao dirigir, principalmente para fazer chamadas, navegação, SMS e acessar aplicativos. Outro fato curioso é que para 75% dos usuários de smartphone é importante conectar seus dispositivos aos veículos.
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