Na prática, em vez de responder qual o nome oficial de uma placa de trânsito, por exemplo, o futuro motorista terá de escolher entre as alternativas qual a forma correta de proceder diante daquela sinalização. Para o Detran/SP, o novo método deve acabar com as queixas de "pegadinhas" nas questões, ampliar o caráter educacional do exame e aumentar o índice de aprovação na primeira tentativa, que hoje é de 60%.
Segundo Mariano, a qualidade dos cursos de formação de condutores tem sofrido uma influência nada favorável devido à baixa qualidade das questões das provas. “O que vemos é que perguntas do tipo ‘O que é CONTRANDIFE?’ tem mais espaço do que as do tipo “De quem é a preferência quando falta energia e o semáforo não funciona?’. Estamos convictos de que a adoção de um sistema de avaliação coerente, baseado no bom senso, fará com que, naturalmente, o ensino e a formação teórica dos condutores passem a refletir essa mesma coerência e bom senso, melhorando o processo como um todo“, diz.
O Detran/SP irá disponibilizar em seu site (www.detran.sp.gov.br) as mil questões para os candidatos estudarem. “Mostrar as questões não combina muito com o objetivo de evitar a decoreba. Num primeiro momento, ter acesso à todas as questões será um estímulo para muitos tentarem, justamente, decorar perguntas e respostas, ao invés de estudar para dominar o assunto", avalia Mariano.
Perguntado sobre o tempo que os editores de materiais didáticos têm para se adequar a essa nova proposta, Celso Mariano é enfático. “A Tecnodata já produz materiais didáticos com essa finalidade, por este motivo os CFCs que são nossos parceiros têm alcançado índices extremamente satisfatórios de aprovação junto aos Detrans. Para se dar bem numa prova dessa, o candidato precisa, e merece estudar em um material didático de qualidade, como é o nosso”, finaliza Mariano.
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