Segundo reportagem do G1, das 26 capitais do Brasil, juntas, elas possuem 1.118 km de ciclovias – o que representa apenas 1% do total da malha viária das cidades (97.979 km de ruas). Por outro lado, nosso país tem hoje cerca de 70 milhões de bicicletas. A publicação mostra opinião do especialista em mobilidade Alexandre Delijaicov, da Universidade de São Paulo (USP), onde ele diz que o problema é a falta de prioridade a quem realmente precisa.
Já Rio Branco (AC) tem a maior proporção em relação à malha (7,4%) e ao número de habitantes. Segundo o diretor da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Rio Branco, Ricardo Torres, a ordem na cidade é que sempre que for realizada uma obra de infraestrutura viária esteja previsto também o investimento no transporte não motorizado.
São Paulo, que tem 60 km de ciclovias, conta também com 121 km de ciclofaixas de lazer (que funcionam aos fins de semana e nos feriados) e 58 km de ciclorrotas (que possuem sinalização e pintura no solo), o que faz a cidade possuir a segunda maior malha cicloviária total. A capital paulista tem o plano de implantar 400 km de infraestrutura cicloviária, sendo 150 km de ciclovias instaladas ao lado dos novos corredores de ônibus e 60 km de ciclovias que já têm projeto executivo concluído.
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