Estimativas apontam que dirigir e usar o celular simultaneamente aumentam em 400% a chance de acidentes
Estimativas apontam que dirigir e usar o celular
simultaneamente aumentam em 400% a chance de acidentes. Mesmo assim, em
uma pesquisa realizada no Rio de Janeiro e em São Paulo, 84% dos
motoristas admitiram que praticam a infração.
O estudo, encomendado pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e
Traumatologia, também apontou que 48% dos entrevistados já passou por
alguma situação perigosa no trânsito devido à distração, ocasionada em
23% dos casos pelo celular.
Os dados oficiais sobre o assunto ainda são poucos no Brasil, mas o
que já foi mapeado revela o tamanho do problema: anualmente cerca de 35
mil pessoas morrem no país. O número real é ainda maior, já que essa
estatística não considera os óbitos ocorridos após o acidente, nos
hospitais ou em casa, por exemplo.
Pensando nisso, o Ministério das Cidades desenvolveu o Mãos ao
volante, um aplicativo para Android que bloqueia as chamadas para o
motorista quando ele está dirigindo.
Os números não deixam dúvidas sobre o perigo de fazer usar aparelhos
móveis ao volante, quer seja fazendo ligações, enviando SMS ou acessando
redes sociais. Mas se nem essas informações – ou a multa de R$ 85,13 e a
punição de quatro pontos na carteira de habilitação – forem
convincentes, talvez esses cinco acidentes provocados por causa do
celular ajudem a desenhar os contornos dessa verdadeira tragédia.
5. A americana Taylor Sauer, 18 anos, morreu em
janeiro deste ano enquanto dirigia e conversava com um amigo no
Facebook, usando o celular. Ela dirigia a 130Km/h quando bateu na
traseira de um caminhão, na rodovia interestadual que liga Utah e Idaho,
nos Estados Unidos. Numa infeliz coincidência, minutos antes do
acidente, ela escreveu para o amigo: “Não posso discutir isto agora.
Dirigir e falar no Facebook não é seguro! Haha.”
Mike, seu interlocutor, afirmou que não sabia que ela estava ao
volante até receber a última mensagem. “Sinto como se fosse minha
culpa”, disse. A investigação da polícia local mostrou que a jovem
postava mensagens na rede social a cada 90 segundos. O caso veio a
publico por esforço dos pais, que lutam para que o estado de Idaho, que
não tem leis específicas sobre o uso de eletrônicos em automóveis,
elabore uma lei que proíba tal atitude.
4. No último dia 16, outro jovem de 18 anos se
envolveu em um acidente por causa do celular. Desta vez, o condutor do
veículo, Daniel Ferreira dos Santos, saiu ileso. O carro capotou na
PR-513, que liga Ponta Grossa ao Distrito de Itaiacoca, Paraná, logo
após ele ter perdido o controle da direção por tentar pegar o aparelho,
que havia caído no chão. “Tentei voltar para a estrada, mas não
consegui”, contou Daniel, que não possui carteira.
3. A canadense Emy Brochu, 20 anos, trocava
mensagens com o namorado quando o carro que dirigia bateu na traseira de
um trator, levando a jovem à morte. No último SMS que enviou ao
companheiro, Mathieu Fortin, a jovem declarava: “Eu te amo e vou tentar
fazer tudo que puder para deixá-lo feliz, sr. Fort.”
Quando recebeu o texto, Mathieu enviou um SMS contando sobre uma
reunião e marcando com a namorada para se falarem à noite. Depois de
alguns torpedos sem resposta, ele escreveu “BB (apelido que dava à Emy)
Estou um pouco preocupado aqui”. Ao saber da tragédia, ele postou no
Facebook a troca de mensagens dos dois, pedindo às pessoas mais atenção
no trânsito. “A ironia da última mensagem ainda quebra o meu coração em
pedaços”, escreveu. O acidente aconteceu em janeiro deste ano, em
Quebec, Canadá.
2. Nem sempre a vítima no trânsito é o infrator. O
motorista de ônibus Jonas Santana da Silva, de 26 anos, dirigia acima da
velocidade permitida e ainda falava ao celular quando provocou o
acidente envolvendo o carro do empresário Alfred Schorno, de 67 anos.
Ele e a funcionária Anna Camilla Nyarady, que estava no carona, morreram
na hora, e dois passageiros ficaram levemente feridos.
O caso aconteceu em fevereiro, em Campo Belo, zona sul da cidade de
São Paulo. O condutor avançou em alta velocidade um cruzamento que
estava com sinal amarelo, passando por cima do Mitsubishi ASX, que mesmo
equipada com seis air-bags não conseguiu evitar o desfecho fatal. O
semáforo em questão estava quebrado, fato que responsabiliza também a
CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), encarregada de fiscalizar a
sinalização na capital paulista. Em depoimento, porém, Jonas admitiu que
sabia do problema do aparelho, uma vez que já havia feito o trajeto
naquele dia. Além disso, a polícia suspeita que o tacógrafo do ônibus
tenha sido violado após o acidente. Isso porque o medidor registrava
47Km/h, velocidade que não seria suficiente para causar aquele tipo de
colisão. O motorista foi preso em flagrante e acusado de homicídio
doloso, quando há intenção de matar ou quando o autor assume esse risco.
1. Em julho, a história se repetiu na rodovia
Raposo Tavares, em Capela do Alto, região de Sorocaba (SP). O motorista
de uma van falava ao celular quando o aparelho caiu e enroscou no
acelerador. Com o incidente, ele se distraiu e invadiu a pista
contrária, batendo de frente com um carro que transportava três pessoas.
Entre elas estava Jéssica Carvalho Brisola, de 20 anos. A vitima, que
foi retirada de baixo das ferragens em estado grave, chegou a ser
atendida no Hospital Regional de Sorocaba (SP), mas não resistiu e
morreu. Os outros dois passageiros do carro também foram levados ao
hospital. Outras nove pessoas que estava na van sofreram ferimentos
leves.
Nenhum comentário:
Postar um comentário