domingo, 25 de janeiro de 2015

VOLKS RECALL DE VEÍCULOS, DEVIDO A RISCO DE INCENDIO .

Recall VolksProblema em solda vazamento de gasolina. Airbag pode não funcionar

Donos de mais de 5,7 mil veículos da marca Volkswagen no país terão que levar seus carros a uma das lojas da rede de concessionárias para fazer recall devido a risco de incêndio provocado por vazamento de combustível e problemas no airbag. Em um dos anúncios feitos ontem pela empresa, a unidade de comando do sistema do airbag dos modelos Fox, Cross Fox, Space Fox e Space Cross — fabricados de 13 de março a 18 de julho de 2014, ano/modelo 2014 — precisa ser substituída. No total, 2.370 veículos estão com defeito no acionamento do acessório de segurança.


A empresa divulgou que constatou problemas em sensor que pode acionar o sistema de airbag sem que o veículo tenha sofrido alguma colisão. No entanto, em caso de um acidente de trânsito, o acessório também pode não funcionar adequadamente. A montadora admite que o mau funcionamento seria responsável por acidentes fatais ou graves com danos físicos e materiais aos ocupantes do carro.

Já outros 3.347 modelos Jetta Highline 2.0 TSI, Novo Fusca e Novo Golf GTI precisam fazer reparos por problemas de vazamento de combustível. Segundo o comunicado da empresa, foi detectado defeito em automóveis com motores 2.0 TSI a gasolina. Conforme a nota, há risco de “possíveis acidentes fatais ou graves com danos físicos e materiais aos ocupantes e terceiros”. O problema é provocado por falhas na solda na vedação da galeria de distribuição de combustível.

Os consumidores devem agendar os serviços na rede de concessionárias da Volkswagen. O recall serviço é gratuito e o tempo estimado para substituição é de três horas. Os donos de veículos podem ligar 0800 019 8866 ou acessar o site www.vw.com.br para ter mais informações.

Confira a numeração dos chassis

Modelos Fox com chassis (não sequenciais) de 4137788 até 4170711 devem participar.

Cross Fox com chassis (não sequenciais) de 4134743 até 4168992 também .

Space Fox chassis (não sequenciais) de 4138212 até 4156764.

Space Fox chassis (não sequenciais) de A531637 até A536220 e Space Cross chassis (não sequenciais) de A531656 até A536146.

Jetta Highline 2.0 TSI (modelo 2014) – EM047134 até EM069534 (não sequenciais).

Novo Fusca (ano modelo 2014 e 2015) – EM653502 até FM611081 (não sequenciais).

Novo Golf GTI (modelo 2015) – FM031273 até FM049246.

sábado, 24 de janeiro de 2015

AND QUER NA DIVISÃO DE FUNDO PARA SEGURANÇA NO TRÂNSITO

A Associação Nacional dos Detrans (AND) pediu ao Ministério das Cidades a distribuição mais justa e equilibrada do Fundo Nacional de Segurança e Educação de Trânsito (Funset). Pela regra, 5% do valor arrecadado em multas em todo o território nacional são investidos pela pasta, por meio do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), em campanhas educativas.
Dos R$ 933,9 milhões repassados ao fundo em 2014, somente 14,4% forma executados. O restante, mais de 82%, ficou na “Reserva de Contingência”.


Em visita do ministro Gilberto Kassab ao município de Curitiba, o presidente da AND, Marcos Traad, pediu que os Detrans tenham maior participação nas decisões do governo federal sobre trânsito, além de obras de mobilidade urbana. Kassab disse na ocasião que o ministério irá trabalhar com parcerias para melhorar a qualidade de vida da população.


Traad afirma que é preciso que os Detrans tenham envolvimento nas iniciativas e decisões do Denatran e governo federal para contribuir com a redução no número e acidentes. “Os órgãos estaduais e municipais de trânsito executam as políticas e determinações centrais. Assim, para que haja efetividade no cumprimento das resoluções do Conselho Nacional de Trânsito e nas portarias do Denatran, é preciso que haja intercâmbio com os Detrans”, completou.


Prioridade


Traad vai priorizar na AND a representatividade dos associados no âmbito institucional. “Temos que continuar fortalecendo a estrutura organizacional da AND e, para isso, é preciso estreitar relações entre os Estados e ampliar o relacionamento com os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito, com os ministérios e com o Congresso Nacional”, disse. “Além disso, é preciso contribuir com os Detrans no encaminhamento de questões relacionadas ao trânsito, no sentido amplo. Também temos a intenção de promover a maior integração da AND, com atividades de educação para o trânsito em todos aspectos”, finaliza.

PROPOSTA IMPEDE MULTA PARA MOTORISTA QUE ESQUECER C.N.H..

Multa para CNHA Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 8022/14, das deputadas Sandra Rosado (PSB-RN) e Keiko Ota (PSB-SP), que impede a aplicação de multa e a retenção do veículo se o motorista não estiver com os documentos exigidos pela lei, caso eles possam ser verificados, pelo agente de trânsito, em equipamentos capazes de consultar, em tempo real, a situação dos documentos obrigatórios, como licenciamento anual e habilitação do condutor.
O projeto altera a Lei 9.503/97, que institui o Código de Trânsito Brasileiro. Pela regra atual, quem dirigir sem portar o licenciamento e a carteira de motorista poderá ser multado e ter seu veículo retido até a apresentação do documento. A infração é considerada leve.


Segundo a proposta, até mesmo o auto de infração será cancelado, caso o condutor apresente, em até 30 dias, o documento ao órgão de trânsito responsável pela autuação. Assim, o motorista não terá três pontos computados em sua carteira, referentes à infração leve.


As deputadas que estão propondo o projeto de lei afirmam que, com o advento da tecnologia, é comum os agentes de trânsito disporem de equipamentos capazes de, facilmente, consultar a situação dos documentos de porte obrigatório para a condução de veículos.


“Entendemos que o condutor de automóvel licenciado, habilitado a dirigir, que tão somente tenha se esquecido de portar a documentação necessária, não deve ser punido quando essas informações puderem ser obtidas pelo agente de trânsito por meio de acesso remoto a banco de dados informatizado”, defendem.


Tramitação
A proposta será arquivada pela Mesa Diretora no dia 31 de janeiro, por causa do fim dalegislatura. Porém, como a deputada Keiko Ota foi reeleita, ela poderá desarquivá-la. Nesse caso, o texto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.


App pretende agilizar registro de acidentes de trânsito sem vitima.

Acidentes de trânsitoSegundo a Polícia Civil de MG, ferramenta está disponível na versão Android. O aplicativo da Delegacia Virtual ainda permite anexação de videos e fotos
Um aplicativo lançado pela Polícia Civil pretende agilizar o registro de acidentes de trânsito sem vítimas em Minas Gerais. Segundo a corporação, a ferramenta da Delegacia Virtual está disponível apenas para quem utiliza o sistema operacional Android.


O usuário também terá informações sobre a localização da ocorrência por meio do GPS, além de anexar fotos e vídeos que possam ajudar no registro do acidente.


Para baixar o aplicativo da Delegacia Virtual, basta acessar a página da Google Play Store. Segundo a polícia, a versão para o IOS já foi homologada e deve ser disponibilizada nos próximos dias.


A Delegacia Virtual, criada no dia 30 de abril de 2014, já registrou mais de 30 mil ocorrências de acidentes sem vítimas através do site.

DIETAS....


quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

LEI DA BICICLETA É SANCIONADA EM CURITIBA (PR)

Legislação inédita destina 5% das vias urbanas para a construção de ciclovias e ciclofaixas interconectadas ao centro da cidade e integradas ao transporte coletivo


A capital paranaense, Curitiba, é a primeira cidade brasileira a ter uma norma que destina 5% das vias urbanas para a construção de ciclofaixas e ciclovias.  A Lei n.º 14.594, conhecida como “Lei da Bicicleta”, foi sancionada pelo prefeito Gustavo Fruet e institui a bicicleta como modal de transporte regular de interesse social.

Com a nova regra, a construção das ciclovias agora segue um padrão, que inclui, entre outros itens, mão única em cada faixa, no mesmo sentido dos carros; demarcação dos símbolos de bicicleta no pavimento no mesmo sentido da faixa; largura de pelo menos 1,5 metro para o ciclista pedalar com conforto; pavimento demarcado por contraste de cor, de acordo com a orientação do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito); instalação de tachões bidirecionais na cor amarela para separar a ciclofaixa das ruas e avenidas. 


Todas as ciclovias e ciclofaixas deverão ser interconectadas ao centro da cidade e integradas ao transporte coletivo. As diretrizes não se aplicam às ciclofaixas já instaladas na cidade.

Ainda pela lei, terão espaços reservados para bicicletas - na forma de bicicletários e/ou estacionamentos - os terminais de transporte coletivo; os estabelecimentos de ensino; shopping centers e supermercados; praças e parques públicos.

O único artigo vetado foi o que previa que as despesas decorrentes da lei fossem custeadas pelo Funset (Fundo Nacional de Segurança e Educação de Trânsito).

O município de Curitiba, assim como os demais, contribui para este fundo com uma parcela do valor arrecadado com multas de trânsito, mas o gestor do Funset é o Denatran. Por isso, o município não tem acesso a esse recurso e, por isso, não teria competência e possibilidade legal de atender à norma.

“Se esse artigo fosse aprovado, a lei, que é um avanço para a cidade, se tornaria inconstitucional e sua aplicação seria prejudicada”, explicou a secretária municipal de Trânsito, Luiza Simonelli.

A proposta, de iniciativa popular, foi sugerida da Apela (Associação Paranaense de Encaminhamento Legislativo Autônomo) e o projeto formulado pela Comissão de Participação Legislativa da Câmara Municipal.

PASSAGEIROS IGNORAM CINTOS DE SEGURANÇA NO BANCO DE TRÁS..

Cinto de segurançaPesquisa feita pela Artesp com 19 mil veículos nas rodovias de São Paulo indica que 53% dos passageiros do banco traseiro desprezam cinto
O uso do cinto de segurança está sendo esquecido por motoristas e passageiros. E o perigo é maior no banco de trás. Uma pesquisa da Agência de Transporte de São Paulo revela que quase 70% dos passageiros que viajavam atrás morreram e estavam sem cinto.


Quem viaja no banco de trás acaba com a falsa sensação de que está mais protegido. Mas não só não está mais protegido como coloca em risco quem está no banco da frente.


É mesmo uma falsa sensação porque em um acidente esse passageiro é jogado ou para fora do carro ou  contra uma pessoa que está no banco da frente. Mesmo assim, as pessoas ignoram os perigos e não é difícil flagrar motoristas e passageiros sem o cinto de segurança nas estradas.


Uma pesquisa da Agência de Transportes de São Paulo, Artesp, feita em 45 rodovias do estado, revela que cenas assim estão ficando comuns.


Entre os caminhoneiros, 24% não usam o cinto de segurança. Nos carros de passeio, são 9% dos motoristas e 11% dos passageiros do banco da frente. Ao todo, 53% dos passageiros do banco traseiro dos carros também desprezam o cinto.


A Artesp levou uma semana pesquisando mais de 19 mil veículos entre carros e caminhões e usou praças de pedágio como a da Rodovia Castello Branco. Porque é mais fácil observar o uso do cinto de segurança quando os veículos reduzem a velocidade.


Mensagens educativas foram colocadas nos painéis eletrônicos das rodovias paulistas alertando sobre a necessidade do uso do cinto.


Em Santos, no litoral de São Paulo, um equipamento simula o impacto de uma batida de carro. Qualquer pessoa pode testar.


“A pesquisa mostrou que sempre tem uma desculpa. Então aquela desculpa que o cinto incomoda ou que eu vou logo ali e não preciso, vou na cidade do lado, ou que as pessoas que estão no banco de trás que tem aquela sensação de segurança, acham que estão protegidas. Mas é uma falsa sensação”, afirma o diretor de operações da Artesp Giovanni Pengue Filho.


Entre 2011 e 2014, 69% dos passageiros que estavam no banco de trás e que morreram em acidentes nas rodovias de São Paulo estavam sem o cinto.


“O passageiro traseiro ele é arremessado para fora do veículo, ou mesmo acaba matando, por esmagamento, o passageiro do banco da frente, que utiliza o cinto”, explica o Tenente Eduardo Zampronio da Policia Rodoviária Estadual de São Paulo.


Lembrando que o uso do cinto de segurança também é obrigatório na cidade, tanto no banco dianteiro, quanto no traseiro. Dirigir sem cinto é infração grave, punida com cinco pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 127.

INMETRO DIVULGA VEICULOS MAIS ECONOMICOS FABRICADO NO BRASIL.

Carros econômicos
 
Tecnologia (Inmetro) divulgou, o resultado da 6ª edição do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), que avalia a eficiência energética, a autonomia em km por litro e emissão de gás do efeito estufa (CO2). Ao todo, 495 modelos 2014 de 36 fabricantes foram analisados. Destes, 112, o equivalente a 23%, receberam avaliação A na Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) do Inmetro e o selo Conpet de Eficiência Energética, da Petrobrás. O resultado destaca o menor consumo de combustível.
Com a conclusão das pesquisas, a etiqueta que apresenta a avaliação feita pelo Inmetro será fixada nos vidros de todos os modelos analisados. Dessa forma, assim como já acontece com equipamentos eletrônicos, a exemplo de refrigeradores, TV, fogões e ar condicionado, os consumidores poderão verificar quais são os mais e os menos econômicos. Os resultados variam de A, que é o mais eficiente, até E, que é o menos eficiente. 


Autonomia
O relatório também informa os consumidores sobre a autonomia dos veículos na estrada e na cidade. Para se ter uma ideia, um carro subcompacto, que é um dos segmentos mais comercializados no Brasil, faz em média 13,5 km com um litro de gasolina. Os menos eficientes fazem 10,3 km. 


Num percurso diário de 40 km, em um ano, a economia pode ultrapassar R$ 956 se o consumidor optar pelo veículo classe A. Em cinco anos, o valor é superior a R$ 4,8 mil, o que representa até 20% do valor do próprio veículo.


Emissões de poluentes A tabela divulgada pelo Inmetro também classifica os modelos de acordo com a emissão de poluentes, seguindo critérios do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama). Foram dadas três estrelas para os mais limpos (que emitiram 60% menos gases do que o limite fixado nas normas ambientais); duas estrelas para os intermediários (emitiram entre 60% e 80% do limite); e uma estrela para os que tiveram maior emissão de gases que causam poluição (entre 80% e o limite).


Levantamento
Segundo o Inmetro, foram analisados 10% mais modelos em 2014 que no ano passado. As análises chegaram a 70% dos veículos declarados ou que fazem parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV). A expectativa é chegar à totalidade até 2017, para que todos tenham a etiqueta informativa nos vidros. 

DILMA VETA EMENDA E MANTÉM EXIGENÇIA DE EMPLACAMENTO DE TRATORES..

A presidente Dilma Rousseff vetou emenda que acabava com a exigência de emplacamento de tratores e máquinas agrícolas. A lei 13.097, conversão da medida provisória 656, foi publicada  na terça-feira, no Diário Oficial.
A emenda vetada, do deputado Luis Carlos Heinze (PP-RS), substituía o emplacamento por registro, sem custo ao produtor.


Emplacamento de tratores Por força da resolução 513, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada em dezembro, a exigência das placas e do licenciamento está suspensa até o final de 2016. No entanto, o deputado Heinze afirma que é necessário alterar a lei e pede apoio para garantir a derrubada do veto no Congresso Nacional.


As discussões sobre o tema vêm se arrastando desde 2008 quando o Contran publicou a resolução 281 que obrigava o emplacamento das máquinas agrícolas a partir de janeiro de 2010. Contrário à norma, o deputado Heinze mobilizou os parlamentares, agendou reuniões com ministros e chegou até impor a presença do diretor do Denatran na época, Alfredo Peres da Silva, em uma reunião da Comissão de Agricultura. A pressão deu resultado e a exigência foi suspensa. Mas dois anos depois o governo voltou a exigir o emplacamento.


Ontem, ao converter em lei o texto aprovado pelos deputados e senadores, a presidente da República rejeitou novamente o fim do emplacamento. O Congresso Nacional tem agora prazo de 30 dias, a partir de fevereiro, para analisar a decisão do Planalto e serão necessários, pelo menos, os votos de 257 deputados e de 41 senadores para derrubar o veto.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

PROJETO CRIA JURAMENTO PARA CONSCIENTIZAR FUTURO MOTORISTA.

Juramento dos futuros motoristasPromessa deverá ser pronunciada em público pelo condutor que receber permissão para dirigir
A Câmara dos Deputados analisa a instituição de um juramento a ser pronunciado pelo condutor ao receber a permissão para dirigir, aquela com validade de um ano. A medida, prevista no Projeto de Lei 7987/14, do deputado Rogério Peninha Mendonça (PMDB-SC), será acrescentada ao Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97), caso seja aprovada e vire lei.


O parágrafo proposto pelo deputado para ser acrescentado ao artigo 148 do código diz que “a entrega da permissão para dirigir ocorrerá em cerimônia pública, quando o candidato aprovado deverá proferir, diante dos presentes, o Juramento do Condutor”. Conforme o texto, caberá ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran) regulamentar o juramento.


Com a medida, Mendonça pretende auxiliar na educação e na conscientização dos motoristas, “condições essenciais para a conquista de um trânsito mais humano e seguro”. Ele destaca ainda o fato de a proposta não criar despesas para os órgãos públicos, nem para os futuros condutores.


Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será arquivado pela Mesa Diretora no dia 31 de janeiro, por causa do fim da legislatura. Porém, como o seu autor foi reeleito, ele poderá desarquivá-lo. Nesse caso, deverá ser analisado pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

sábado, 17 de janeiro de 2015

14 CONSELHOS PARA GASTAR MENOS COMBUSTÍVEL NA HORA DE DIRIGIR

Economia de combustívelOs automóveis são um dos maiores responsáveis pelo consumo de petróleo e emissões de gás carbônico no mundo. Com algumas dicas elaboradas pela seguradora Allianz, é possível reduzir o consumo de combustível, e consequentemente, poupar o meio ambiente. Além disso, a mudança de alguns hábitos na hora de dirigir trará uma grande economia para o seu bolso.
1. Atenção aos pneus


De acordo com a Agência de Informações em Energia dos Estados Unidos, a eficiência dos pneus poderia economizar aproximadamente 800 mil barris de petróleo por dia.


Verifique uma vez por mês a pressão dos pneus – os pneus perdem 0,15 bar de pressão em 30 dias – e certifique-se de fazer isso quando eles estiverem frios. Calibre os pneus do seu carro conforme a recomendação do fabricante e cuide para que as rodas estejam devidamente alinhadas.


2. Não fique em ponto morto


Quando estiver em um congestionamento, desligue o motor se achar que vai ficar parado por mais de um ou dois minutos. Desligando o motor, mesmo que seja por um curto intervalo, você economiza mais combustível do que o que gasta ao dar a partida no motor.


3. Marcha lenta


Num veículo manual, observe o conta-giros e mude a marcha antes de chegar a 2.500 rpm (gasolina) ou 2.000 rpm (diesel). Nessas faixas de rotação, o motor é mais eficiente em termos de consumo de combustível.


As transmissões automáticas trocarão as marchas com mais eficácia se você aliviar um pouco a pressão do pé no acelerador logo que o carro embalar. Sempre que puder manter uma velocidade constante, tente usar a marcha mais alta possível.


4. Mantenha a distância


Mantenha uma distância razoável do carro à sua frente para poder antecipar as manobras e acompanhar o fluxo do trânsito. Isso evita acelerações desnecessárias e freadas que acabam gastando combustível. Além disso, é bem mais seguro.


A distância segura mínima entre você e o carro à sua frente é de três segundos. Ao avistar tráfego parado mais adiante, tire o pé do acelerador e deixe que a perda de potência do motor desacelere o carro. Não espere para frear no último minuto.


5. Desacelere


Mais da metade dos motoristas britânicos abordados em uma pesquisa no início de 2011 afirmaram que a reação deles diante dos aumentos no preço da gasolina seria desacelerar.


Isso porque acima de 90 km/h o consumo de combustível aumenta de modo significativo. A 110 km/h, o carro consome 25% mais combustível do que a 90 km/h. Usar o controle de velocidade em trechos mais longos de estrada ajuda o carro a manter velocidade constante e acaba economizando combustível.


6. Desligue o ar-condicionado


Use o ar-condicionado com moderação, já que ele aumenta significativamente o consumo de combustível. O ar-condicionado ligado pode representar 10% a mais no gasto de combustível. Porém, acima de 80 km/h é melhor ligar a climatização do que andar com janela aberta, pois isso gera arrasto aerodinâmico. Para quem roda em velocidade mais alta, a alternativa é usar as entradas de ar, mas sem ligar o ar-condicionado. Estacionar em locais sombreados também ajuda a reduzir o uso da climatização.


7. Perca peso


Não, não estamos falando de você! Mas vale a pena deixar seu carro mais enxuto. Como qualquer peso extra consome mais combustível, retire tudo que é desnecessário de dentro do carro. Um excesso de 48 kg pode aumentar em 2% a sua conta no posto. Mas não vá comprometer a segurança: mantenha o estepe, o macaco e as ferramentas no devido lugar.


8. Reduza o arrasto


Há uma boa razão para os carros mais velozes do mundo terem formas que lembram uma bala ou um avião. Formas alongadas e aerodinâmicas reduzem o atrito e o arrasto do vento, portanto reduzem a quantidade de energia exigida para impulsionar o veículo.


Racks e bagageiros no teto e porta-bicicletas afetam sensivelmente a aerodinâmica do seu carro e reduzem a eficiência do consumo de combustível. Portanto, retire esses acessórios quando não estiverem em uso. Manter janelas ou teto solar abertos também aumenta a resistência do ar e o consumo de combustível em até mais de 20% quando em alta velocidade.


9. Desligue os acessórios


Antes de dar a partida, certifique-se de desligar todos os acessórios que consomem energia. Desse modo você diminui a carga exigida do motor na próxima vez que ligá-lo.


Acessórios conectáveis ao acendedor do carro, tais como consoles de TV para minivans e utilitários (SUVs), podem forçar o alternador a trabalhar mais para gerar corrente extra. Desligue o aquecedor, os desembaçadores do para-brisa traseiro e os faróis quando não precisar deles.


10. Partida rápida


Certifique-se de que você está pronto para sair antes de dar a partida no motor. A não ser que você more em um local muito frio, a maioria dos carros não precisa 'esquentar o motor' antes de sair rodando.


11. Você não é motorista de fuga


Evite dirigir de forma agressiva e sair cantando os pneus como nos filmes de ação. Assim como as freadas bruscas, isso só serve para gastar combustível sem necessidade. No tráfego urbano, cerca de 50% da energia necessária para impulsionar seu carro é usada na aceleração. Portanto, vá com calma, que você chega lá.


Mude as marchas e passe logo para a marcha mais alta assim que puder, e sem acelerar mais que o necessário. Dirigir em marchas mais baixas que o necessário é um desperdício de combustível.


12. Distribua a carga


Ninguém precisa dirigir sozinho. Com um pouco de planejamento e boa comunicação, é possível poupar combustível e emissões de CO2, além de não congestionar as ruas. Pessoas que saem da mesma rua ou do mesmo prédio para ir ao centro da cidade ou até a escola do bairro podem usar um carro só, em vez de dois ou três.


Cada litro de combustível usado emite mais de 2,5 kg de CO2. Seja no rodízio com colegas para ir trabalhar ou num passeio com amigos, compartilhar o automóvel é uma atitude sensata.


13. Corte os deslocamentos curtos


Motores levam tempo para atingir a temperatura que possibilita uma eficiência ótima no consumo de combustível, e os conversores catalíticos que reduzem emissões podem levar até oito quilômetros para se tornar eficazes. Por isso os veículos são menos eficientes no consumo e mais poluentes no início de um percurso ou em trajetos curtos.


Infelizmente, mais da metade de todas as viagens de carro na Europa têm menos de cinco quilômetros, segundo a Comissão Europeia. Tente combinar um percurso curto com outro mais longo ou, melhor ainda, vá a pé ou de bicicleta.


14. Cuide da manutenção do carro


Cuide bem do seu carro. Faça manutenção regularmente, seguindo as instruções do fabricante. Um motor mal regulado pode gastar muito mais combustível e gerar mais emissões do que um motor bem mantido.


Filtros de ar e óleo do motor sujos também podem aumentar o consumo de combustível. Troque o óleo quando necessário e certifique-se de usar o mais adequado para seu motor.

EXAMES PARA CNH PODERAM SER CREDENÇIADOS NO DETRAN .

Exames para CNH
Proposta (PL 7761/14) em análise na Câmara dos Deputados altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB – Lei 9.503/97) para permitir que os exames de direção veicular sejam aplicados por examinadores credenciados no órgão ou entidade de trânsito dos estados ou do Distrito Federal – Detran.
Os exames de direção são parte do processo de formação de condutores para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Atualmente, o CTB obriga a aplicação dos exames de direção veicular apenas por examinadores do quadro permanente do órgão ou entidade executivo de trânsito.


Autor da proposta, o deputado Deputado Hugo Leal (PROS-RJ) afirma que objetivo é atender pedido da Associação Nacional dos Departamentos de Trânsito, que, em novembro de 2013, demonstrou a necessidade de reforçar o efetivo de examinadores para fazer frente à crescente demanda por exames de direção veicular em todo o País.


“Assim, é imprescindível adequarmos a legislação de trânsito às reais necessidades constatadas nos estados e no Distrito Federal para dar celeridade ao processo de emissão da Carteira Nacional de Habilitação e, por conseguinte, diminuir a espera do cidadão”, justificou Leal.


O texto também acaba a limitação que obriga a renovação, a cada 2 anos, da comissão de três membros designados pelo dirigente do órgão de trânsito para a aplicação do exame de direção.


Tramitação 
O projeto será arquivado pela Mesa Diretora no dia 31 de janeiro, por causa do fim da legislatura. Porém, como o seu autor foi reeleito ele poderá desarquivá-lo. Nesse caso, a proposta terá análise conclusiva das comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

VITIMAS PODEM TER SEQUELAS REDUZIDAS CONFORME ATENDIMENTO.

AcidenteEm estudo realizado recentemente, o Brasil foi apontado como o 4º país do mundo com maior número de mortes no trânsito, ficando atrás somente da China, Índia e Nigéria. Com este cenário, o país fez um pacto com a ONU (Organização das Nações Unidas) para reduzir em 50% o número de mortes no trânsito até 2020.
Além das vítimas fatais, os acidentes também costumam deixar graves sequelas nos envolvidos, geralmente em motociclistas, que fraturam ossos da perna, da fíbula e da tíbia. “Para colisões seguidas de capotamento, as fraturas mais frequentes são da coluna cervical, principalmente por movimento involuntário do pescoço, do fêmur e da bacia”, informa o Dr. Diogo Garcia, responsável pelo Centro de Trauma do Hospital Samaritano.


 


É possível diminuir a gravidade das sequelas nos acidentados, desde que alguns procedimentos sejam adotados durante o primeiro atendimento hospitalar. “Ao dar entrada no hospital, uma equipe multidisciplinar deverá avaliar as funções básicas do organismo. Feito isso, o atendimento hospitalar tratará de cada lesão especificamente, sejam cortes ou fraturas. O mais importante é o paciente chegar rápido ao hospital, ser atendido pela equipe e o seu tratamento específico ser realizado rapidamente”, explica Garcia.


 


Outros estudos mostram uma redução de até 25% na mortalidade de pacientes vítimas de acidentes graves quando atendidos em Centros especializados em Trauma. Não há dados sobre isso no Brasil porque quase nenhum hospital brasileiro tem uma estrutura e equipe especializadas no atendimento ao traumatizado. O exame mais utilizado no trauma grave é a Tomografia de corpo inteiro para diagnóstico de lesão que não foram percebidas no exame físico.


 


“O Samaritano possui uma grupo médico capacitado, disponível 24h para ocorrências desse tipo, que segue protocolos internacionais. A instituição também conta com a mais moderna tecnologia disponível para o atendimento a vítimas de acidentes de trânsito”, pontua o especialista. 

DEPUTADOS DEFEDEM PUNIÇÃO SEVERA PARA MOTORISTA BEBADOS

O número de pessoas mortas ou feridas em acidentes envolvendo motoristas embriagados aumentou em cerca de 11,2% este ano, de acordo com a agência federal de fiscalização de trânsito na Rússia
Punição para motoristas bêbados
De janeiro a novembro, 14.300 pessoas foram vítimas de acidentes envolvendo motoristas alcoolizados, contra 12.600 no ano passado. Moscou e os entornos da capital respondem pelo maior número de casos, seguidos por São Petersburgo e pelas regiões de Voronej, Tula e Iaroslavl.


Os desastres envolvendo motoristas sob efeito de álcool correspondem a 9% de todos os 181.500 acidentes em vias e estradas registrados este ano na Rússia. Apesar do aumento de pessoas acidentadas, o número total de incidentes diminuiu em 2,7% em relação ao mesmo período do ano passado.


Essas estatísticas foram divulgadas depois de os legisladores aprovarem a segunda leitura de um projeto de lei que estabelece penas severas para motoristas embriagados responsáveis por acidentes fatais.


De acordo com as emendas propostas, os condutores alcoolizados que causarem a morte de uma pessoa deverão cumprir pena mínima de dois anos; a sentença mínima aumenta para quatro anos no caso de homicídio de duas ou mais pessoas.


Atualmente, não há pena mínima para esses casos. As alterações devem entrar em vigor em julho de 2015.

TELEMAR LULINHA ,,BRASIL,PORTUGAL TELECOM, JOSE DIRCEU


quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

O QUE FAZER AO AVISTAR O SINAL AMARELO

 CONDUTA CORRETA?
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, o sinal amarelo indica atenção, mostrando a iminência da parada obrigatória. Isto quer dizer que ao avistar o semáforo mudando para o amarelo, o condutor deve diminuir a velocidade e parar o veículo. “O procedimento correto é avisar o condutor do veículo de trás sobre a intenção de parar, sinalizando com gestos e com leves pisadas no freio”, ADEMIR SOUZA DAS CHAGAS, Perito e Analista em Acidente de trânsito.


De acordo com o advogado, especialista em trânsito, ADEMIR SOUZA CHAGAS, em seu post no Blogger do TRÂNSITO, quando se fala em segurança, a reação mais prudente é tomar o amarelo como indicativo de que se deve parar e não apurar. Esse indicativo é reforçado pelo Anexo II do Código, quando trata da sinalização semafórica, que diz que a função do amarelo é indicar atenção, devendo o condutor parar o veículo, salvo se isto resultar em situação de perigo para os veículos que vêm atrás. “Não há qualquer dúvida de que a infração só ocorre, segundo o Art. 208 do CTB, quando o veículo avança o sinal VERMELHO do semáforo ou de parada obrigatória”.


A luz amarela do semáforo existe para evitar as freadas bruscas e diminuir as chances de colisão traseira. “É preciso analisar vários aspectos na hora de parar, para não colocar em risco a sua integridade física ou a de terceiros. O tempo que o sinal permanece no amarelo, a velocidade, o tamanho do cruzamento, o horário, para então decidir com segurança. Porém, as recomendações são: sinalizar, diminuir a velocidade e então parar. Dessa forma é possível evitar uma infração de trânsito, e principalmente, um grave acidente”, conclui ADEMIR SOUZA DAS CHAGAS.
 
   

MULTAS POR ULTRAPASSAGENS PROIBIDAS JÁ ESTÃO MAIS CARAS..

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, grande parte dos acidentes graves em rodovias federais acontece devido a ultrapassagens irregulares. “Colisões com veículos que vêm em sentido contrário são gravíssimas e geralmente resultam em várias mortes”, alerta ADEMIR SOUZA DAS CHAGAS Perito e Analista em Acidente de Trânsito.
Ultrapassagens irregularesPara tentar diminuir estes índices, a Lei 12971/14, que entrará em vigor a partir de 01 de novembro, aumenta o valor das multas por ultrapassagens irregulares e participação em rachas.


Para quem ultrapassar em local proibido pela sinalização, em curvas, pontes, cruzamentos e acostamentos, a multa será agravada em cinco vezes e passará de R$ 191,54 para R$ 957,70. Para quem for flagrado forçando a ultrapassagem a multa ficará ainda mais cara, ela passará para R$ 1.915,40. “Baseado em outros exemplos sabemos que o fato da multa pesar no bolso dos motoristas, traz uma redução no número de infrações. É importante, nesse caso, aumentar a fiscalização, para que o cidadão não tenha a sensação de impunidade”, diz ADEMIR SOUZA DAS CHAGAS.


Já para os condutores que participarem ou promoverem rachas, a multa foi agravada em dez vezes e passou para R$ 1. 915,40.  A punição dobra em caso de reincidência no prazo de um ano após a primeira multa.


Crimes de trânsito


A legislação também ficou mais rigorosa para crimes de trânsito.  O texto determina que a prática de racha em via pública que resultar em morte poderá ter pena de cinco a dez anos de prisão. Já em caso de lesão corporal grave, a pena será de três a seis anos. O simples ato de praticar um racha também tem a pena elevada em um ano, para detenção de seis a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter carteira de motorista. Hoje, a pena para quem pratica corridas nas ruas é de detenção de seis a dois anos.


O endurecimento das punições também se estende para quem é pego dirigindo sob efeito de álcool ou de substâncias psicoativas que causam dependência. Nesses casos, a pena passa a ser de prisão por período entre dois e quatro anos. Hoje há apenas sanções administrativas, como multa e apreensão do veículo e da carteira de habilitação.


Dicas para uma ultrapassagem segura


Segundo o especialista ADEMIR SOUZA DAS CHAGAS, para realizar uma manobra de ultrapassagem com segurança, os condutores devem seguir algumas dicas:



  • Ultrapassar somente em locais onde seja permitido, em plenas condições de segurança e visibilidade.

  • Ultrapassar somente pela esquerda.

  • Antes de ultrapassar, não “colar” no veículo da frente para não perder o ângulo de visão.

  • Certificar-se de que há espaço suficiente para executar a manobra.

  • Conferir, pelos retrovisores, a situação do tráfego atrás do próprio veículo.

  • Verificar os pontos cegos do veículo.

  • Se tiver alguém iniciando uma manobra para ultrapassar, facilitar e aguardar outro momento.

  • Se todas as condições forem favoráveis, incluindo potência suficiente do veículo para realizar a manobra, sinalizar e ultrapassar.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

SEGURO DPVAT NÃO TERA REAJUSTE EM 2015 .

Seguro DPVATO Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres, conhecido como Seguro DPVAT, não terá reajuste em 2015. De acordo com a Superintendência de Seguros Privados (Susep), autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda, não há necessidade de aumento. 
A decisão foi tomada após a área técnica da Susep ter conferido a planilha de custos apresentada pela Seguradora Líder, responsável pela administração do seguro obrigatório. De acordo com a assessoria de imprensa da Susep, diante do resultado positivo das análises das contas a autarquia decidiu que não levaria uma proposta de reajuste.


Esse é o segundo ano consecutivo que o DPVAT não sofre alterações. Com isso, os valores cobrados conforme o tipo de veículo permanecem os mesmos. Nos automóveis, por exemplo, o valor foi mantido em R$ 105,65. Para motocicletas, o DPVAT permanece em R$ 292,01. Os demais tipos de veículos também tiveram o preço de 2014 mantido para o próximo exercício. 


De janeiro a setembro, o DPVAT pagou 559.123 mil indenizações por meio da seguradora responsável pelo seguro, a Líder. O número é 25% superior ao visto em igual intervalo do ano passado. Do total, a maioria corresponde a casos de invalidez permanente (77%), mantendo o comportamento observado no mesmo período do ano anterior. Além disso registraram crescimento de 33% ante o mesmo período.


Já os casos de morte, segundo a Líder, tiveram redução de 4% nos nove primeiros meses de 2014 em relação ao mesmo período de 2013. Os pagamentos das indenizações do DPVAT referem-se às ocorrências no período e em anos anteriores, observado o prazo prescricional de três anos para solicitar o benefício do seguro.


O seguro, que é cobrado anualmente, gera receitas para os sistemas de saúde e de trânsito. Segundo a Susep, 50% do que se arrecada com a taxa são destinados ao pagamento de indenizações e à administração das operações do Seguro DPVAT.


Do total arrecadado, 45% são remetidos ao Fundo Nacional de Saúde (FNS), para custeios de serviços de assistência aos que sofrem acidentes de trânsito, e os 5% restantes ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), para programas de educação e prevenção de acidentes. Em 2013, foram repassados R$ 400 milhões ao órgão, conforme informações da Líder.

PROPOSTA REGULA CIRCULAÇÃO DE DOIS ANDARES..

Ônibus dois andares
Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 7733/14, do deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT), que altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB – Lei 9.503/97) para regular a circulação de ônibus de dois andares.
Segundo a proposta, esses ônibus deverão ter autorização específica do Departamento de Trânsito (Detran) local, com registro como veículo de passageiros e inspeção semestral dos itens de segurança. A velocidade máxima para esses veículos será de 80 quilômetros por hora.


Bezerra ressalta que os ônibus de dois andares têm sido usados para turismo ou como veículos executivos em várias cidades brasileiras. “Com tais aprimoramentos, esperamos contribuir para que não ocorram acidentes”, afirma.


Tramitação 
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

CNH , CRLV , CRV .

Medida visa impedir falsificação, adulteração e fraude em pagamentos do IPVA
Mudanças na CNH
A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) terá um novo modelo a partir de julho de 2015, com 28 dispositivos de segurança para impedir falsificação e adulteração. O motorista que tem o modelo atual não precisa trocar o documento. A nova carteira será obrigatória para a primeira permissão para dirigir emitida a partir desta data, para renovação e substituição do documento em casos como perda e roubo.


Com a mudança a nova CNH passa a ter um número maior de dispositivos de segurança do que a atual. Entre eles terá um código cifrado com informações criptografadas que poderá ser lido por agentes de trânsito com o uso de aplicativos de celulares. Este item vai facilitar a identificação de fraudes. Há também mudanças de segurança na impressão. O modelo anterior tinha cerca de 20 itens de segurança.


Os documentos dos veículos que são o Certificado de Registro de Veículo e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo também terão mudanças e vão contar com 17 dispositivos de segurança para evitar falsificações e fraudes no pagamento de licenciamento e Imposto de Propriedade de Veículo Automotor.


A aparência dos documentos não será muito alterada e as mudanças não vão aumentar o custo para os condutores e proprietários de veículos, de acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).


O coordenador-geral de Informatização e Estatística do Denatran, Rone Evaldo Barbosa, explicou que os documentos precisam ser atualizados periodicamente com novos itens de segurança. A carteira de habilitação, por exemplo, não era atualizada há oito anos. Segundo Barbosa, os dispositivos vão coibir crimes e aumentar a segurança para o cidadão.