Além da multa, o condutor pode ficar sem autorização para transportar, enquanto não regularizar a vistoria do equipamento. O agente fiscalizador pode verificar com facilidade se o veículo está regular, apenas tendo os dados da placa.
O tacógrafo é obrigatório para veículos de transporte de cargas, de passageiros e escolar – com mais de dez lugares – e que tenham peso superior a 4.536 kg, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
A gerente da Prime Tacógrafos, empresa especializada em manutenção do equipamento, Cinthia Holanda orienta como regularizar o aparelho. “O condutor deve pagar a Guia de Recolhimento da União (GRU), ir a um posto de selagem e ensaio credenciado pelo Inmetro para ser emitido o certificado com validade de dois anos. O gasto é em torno de R$ 220”.
No posto de ensaio, o veículo faz o “teste de rolo”, que registra a velocidade e o tempo da rodagem. “Com o tacógrafo é possível identificar todas as informações necessárias sobre a viagem, como a velocidade, freadas bruscas e pausas para descanso, além de permitir a elaboração de laudos técnicos em caso de acidentes”.
Na internet
No site do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) é possível verificar informações sobre o tacógrafo, ver a lista de oficinas de manutenção e postos de ensaios credenciados. Além de imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU) e fazer consultas sobre a situação do veículo.
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