Lei mais rígida, fiscalização intensa e maior consciência a cerca do tema bebida e direção têm mudado o comportamento da população na hora de consumir alcoólicos
Ao longo de cinco anos de Lei Seca, muita coisa mudou em sua regulamentação. Com a tolerância zero para a combinação bebida alcoólica e direção e uma fiscalização mais intensa por parte do poder público, a população brasileira está adotando novos hábitos para continuar bebendo com responsabilidade.
Em muitas capitais do País, houve um aumento de cerca de 20% nas chamadas de táxi e muitos bares e restaurantes também passaram a disponibilizar o serviço para quem consome bebidas. Outra alternativa para baratear o custo desse tipo de transporte, e que tem sido adotada com bastante frequência, é dividir com os amigos o valor das corridas.
O amigo da vez, ou “motorista da vez”, também está em alta. Para não deixar de lado o momento de confraternização, muitas pessoas aderiram a essa ideia tão solidária e responsável. Com um revezamento organizado ou mesmo poder contar sempre com aquele membro da turma que não vai consumir bebida alcoólica aquele dia, todos ganham.
Receber amigos em casa é outro comportamento que ganhou adeptos. Sempre na residência de um ou num rodízio entre a turma, os encontros domiciliares estão ganhando a preferência de quem quer se divertir com responsabilidade. O anfitrião oferece os aperitivos e os convidados levam as bebidas. O importante é não esquecer que, mesmo estando na casa de um amigo, não se pode exceder.
Bares e restaurantes de bairros, fora dos eixos mais frequentados, estão mudando o endereço dos “happy hours”. O propósito é continuar se reunindo com amigos e ter a possibilidade de voltar para casa caminhando. Fiquem atentos nas opções perto de casa.
Com posturas simples e respeitosas, a Lei está mudando a maneira da população se comportar, o que tem colaborado para o sucesso da regulamentação, que só garante o bem estar de todos os envolvidos, ajudando na qualidade de vida e reduzindo acidentes que podem ser evitados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário