Os riscos para quem pedala nas ruas de uma cidade são muitos. Mas, em grupo, eles ficam um pouco menores. Para garantir a segurança no trânsito, dois ciclistas de São Paulo resolveram organizar um comboio de bikes para ir e voltar do trabalho.
A proposta ganhou o nome “BikeBus”, que traduz bem a ideia: fazer um trajeto predefinido todos os dias, em horários determinados, como uma linha de ônibus. A iniciativa já acontece em Sydney (Austrália), West Yorkshire e Kingston (Reino Unido), Toulouse (França) e Orlando (EUA). Em São Paulo, houve uma experiência de um dia, no Dia Mundial Sem Carro, em setembro de 2011, com várias rotas pela cidade.
Quem lidera o “BikeBus” são os engenheiros civis Rafael Stucchi e Tom Buser. O trajeto escolhido pela dupla foi Pinheiros-Vila Olímpia. “O comboio inspira mais segurança. Acho que um carro fica mais atento quando vê um grupo de bikes”, diz Rafael. “Muita gente não tem coragem de ir sozinha pedalando.”
Que tal então ir para o trabalho de bike? Mas verifique antes as condições de sua bicicleta, fique atento à sinalização no trânsito e pedale com segurança, não abrindo mão do capacete e também do colete de proteção.
Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), São Paulo tem hoje 182,7 km de vias para ciclistas. Destas, somente 54,4 km são separadas fisicamente do restante do trânsito e de uso exclusivo de bicicletas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário