Para chegar a este resultado, os pesquisadores utilizaram números de mortos no trânsito divulgados pelo Ministério da Saúde e órgãos equivalentes de outros países. A quantidade de vítimas fatais foi dividida pelo total de quilômetros rodados (em bilhões) nas estradas do país, chegando ao número-índice.
Em 2008, último ano com todas as informações disponíveis, o Brasil apresentou uma média de 57,72 mortes por bilhão de quilômetros rodados. Situação bem diferente do que foi observado na Suécia, por exemplo, onde a média foi de 4,40 mortes.
"O Brasil está em uma situação gravíssima, com um índice de mortes por bilhão de quilômetros", diz o professor Coca Ferraz, coordenador do estudo. Ele explica, entretanto, que os resultados não foram surpreendentes. Segundo o professor, quanto menor a riqueza do país, maior o índice de mortes no trânsito.
Isto acontece porque, nas economias em desenvolvimento, algumas necessidades básicas da população ainda não foram supridas. Boa parte do investimento dos governos é direcionada para melhorar as condições de saúde, educação, alimentação e saneamento. Assim, obras de infraestrutura como a construção e conservação de vias perdem posições na lista de prioridades.
O mesmo raciocínio usado para os países, segundo Ferraz, pode ser aplicado aos estados brasileiros. O estudo do Nest mostra que os estados do Nordeste, mais pobres, têm índices maiores de mortalidade no trânsito se comparados aos do Sul e Sudeste.
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