Uma chave de segurança que visa impedir motorista embriagado de ligar o carro é uma novidade que deve chegar ao mercado brasileiro no próximo ano, através da Fiat. Chamada ‘Safe Key’, a chave de segurança irá conter um dispositivo capaz de medir o teor alcoólico do dono do carro através de um sopro, como um bafômetro. Caso o motorista tenha bebido – lembrando que a tolerância ao álcool é zero pela legislação brasileira – a chave não será destravada, impedindo que o carro seja ligado. Ao adquirir a ‘Safe Key’, o motorista deverá cadastrar um amigo ou parente que o ajudará quando a chave travar. O consumidor ainda poderá optar por chamar um táxi através de um aplicativo e a montadora se responsabilizará por pagar parte da corrida.
A ideia, da agência de publicidade Isobar Brasil, foi finalista na premiação de inovação do Cannes Lions, o Festival Internacional de Criatividade realizado em junho. Segundo o vice-presidente de criação da Isobar Américas, Fred Saldanha, embora a chave possa ser burlada, já é um passo para ajudar na conscientização do perigo de combinar bebida alcoólica e direção.
Um estudo divulgado pelo Ministério da Saúde aponta que 21% dos acidentes registrados no Brasil estão relacionados ao consumo de álcool. Segundo a assessoria de imprensa da Fiat, o projeto está sendo estudado e não tem uma data específica para ser comercializada nem uma forma já definida, embora esteja certo que chegará ao mercado. O produto poderá ser oferecido como um brinde extra na hora da venda do automóvel, como um opcional disponível no setor de pós-venda ou até ser incluído em alguma campanha promocional da marca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário