A seguir, apresento instruções de como elaborar paródias para serem utilizadas como ferramentas educativas para o trânsito.
1) Escolha a música e o tema relacionado ao trânsito.
2) Separe cada verso em sílabas poéticas (escansão).
São chamadas de sílabas poéticas cada uma das sílabas que compõem os versos de uma poesia ou de uma letra de música. A contagem das sílabas de uma poesia é diferente da contagem das sílabas gramaticais. Ela ocorre auditivamente.
Para contarmos corretamente as sílabas poéticas, devemos seguir as seguintes regras:
a) Não contar as sílabas poéticas que estão após a última sílaba tônica do verso.
b) Fazer a contração da última vogal de uma palavra com a primeira vogal da palavra seguinte.
3. Verifique se a última sílaba do verso é tônica ou átona.
Sílaba tônica - É a sílaba mais forte da palavra, aquela sobre a qual recai o acento tônico. Não confundir acento tônico com acento gráfico.
Sílaba átona - Eliminada a sílaba tônica de uma palavra, as restantes são átonas, ou seja, têm pronúncia branda.
4. Faça a análise da distribuição das rimas.
Por exemplo:
Pela faixa da direita (A)
É proibido ultrapassar. (B)
Faça a manobra perfeita (A)
Para não se machucar. (B)
No exemplo acima, o primeiro verso rima com o terceiro e o segundo rima com o quarto.
5. A sua letra deve conter as mesmas características da letra original.
6. A mensagem da letra deve ser clara e coerente.
A seguir, trabalharemos a primeira estrofe da letra da música Marcha Soldado.
MAR
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CHA
|
SOL
|
DA
|
DO
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1
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2
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3
|
4
| |
Quatro sílabas métricas, a última sílaba gramatical do verso é átona.
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CA
|
BE
|
ÇA
|
DE
|
PA
|
PEL
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1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
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Seis sílabas métricas, a última sílaba gramatical do verso é tônica.
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QUEM
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NÃO
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MAR
|
CHAR
|
DI
|
REI
|
TO
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1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
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Seis sílabas métricas, a última sílaba gramatical do verso é átona.
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VAI
|
PRE
|
SO
|
NO
|
QUAR
|
TEL
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
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Seis sílabas métricas, a última sílaba gramatical do verso é tônica.
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Quanto às rimas, o segundo verso rima com o quarto (papel com quartel).
A paródia “Ande Ciclista” foi desenvolvida mantendo as características da letra original. Veja:
AN
|
DE
|
CI
|
CLIS
|
TA
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1
|
2
|
3
|
4
| |
Quatro sílabas métricas, a última sílaba gramatical do verso é átona.
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A
|
TEN
|
TO/E
|
DE
|
VA
|
GAR
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
Seis sílabas métricas, a última sílaba gramatical do verso é tônica.
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É
|
PE
|
LA
|
CI
|
CLO
|
VI
|
A
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
| |
Seis sílabas métricas, a última sílaba gramatical do verso é átona.
|
QUE
|
DE
|
VES
|
PE
|
DA
|
LAR
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
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Seis sílabas métricas, a última sílaba gramatical do verso é tônica.
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Para manter o ritmo da letra original, é importante verificar também outras características como a repetição de palavras ou sílabas.
A seguir, outro exemplo de atividades lúdicas que podemos desenvolver para o trânsito.
“Atirei o pau no gato-to / Mas o gato-to / Não morreu–reu-reu...”
O final dos versos tem uma distinção especial, a repetição das sílabas. A paródia deve apresentar estas características.
“Hoje fui passear de carro, rro / Na cadeirinha, nha / Eu sentei, tei, tei...”
O desenvolvimento de atividades lúdicas é viável e fundamental no desenvolvimento de instrumentos didáticos de educação para o trânsito na infância.
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