A disponibilidade de peças do modelo no mercado é o terceiro item mais importante para os usuários, com 78% dos votos.
Outro dado constatado ainda foi que 69% dos donos de automóveis o utilizam principalmente para trabalhar.
Na prática
Para Milad Kalume Neto, gerente de desenvolvimento de negócios da consultoria automotiva Jato Dynamics, fora do ambiente virtual, os critérios mais importantes para a compra do carro podem ser outros.
Segundo ele, o principal ponto na hora da escolha é o estado da pintura e da lataria do veículo. "Tal afirmativa é tão verdadeira que as lojas somente disponibilizam veículos limpos e extremamente encerados para chamar a atenção do possível comprador", diz.
Após verificar a lataria e a pintura, de acordo com Kalume, o consumidor consulta o valor do veículo para entender se ele está dentro das suas possibilidades financeiras. Depois dessa fase, então o comprador verifica a quilometragem do veículo e, por fim, negocia os valores. "Apenas os mais antenados no mercado se preocupam com a rede de concessionários e a distribuição de peças", afirma.
O gerente do Mercado Livre afirma que, apesar de não aparecer nos resultados da pesquisa, a quilometragem de fato conta bastante como fator de desempate. "Um mesmo modelo, com o mesmo tempo de vida pode ter sido muito menos usado, preservando assim suas características originais. Como índice de referência para um veículo ser bem avaliado por sua quilometragem ele deve ter no máximo 10.000 quilômetros por ano", diz Ribeiro.
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