Verificar o celular para conferir a SMS recém-chegada ou as últimas atualizações nas redes sociais pode levar apenas alguns segundos, mas, se você estiver ao volante essas ações podem custar muito mais do que isso. Utilizar aparelhos celulares no trânsito pode aumentar drasticamente o risco de acidentes, já que desviam a atenção de condutores e pedestres. Infelizmente, muitos não têm noção desse perigo. Uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (Sbot) nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo mostra uma triste realidade: 84% dos motoristas admitem usar o aparelho celular enquanto dirigem.
Os números mostram também que 48% dos entrevistados dizem que já passaram por alguma situação de risco ao volante, causada por uma distração, e em 23% dos casos o celular foi o responsável pelo incidente. Para o coordenador da pesquisa, Sérgio Franco, os números mostram a falta de fiscalização, de punição mais severas e de educação no trânsito.
“Só a fiscalização a curto prazo, para doer no bolso, e educação a longo prazo serão capazes de mudar essa cultura. Ainda falta muito para fazer no que diz respeito a políticas públicas para o trânsito, mas não podemos transferir todas as responsabilidades para o governo. Se cada um fizer sua parte, o problema está resolvido”, diz Sérgio.
É preciso lembrar que aqui no Brasil, conversar no celular ao volante celular é considerado infração grave, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro. Os infratores recebem multa de R$ 127,69 e penalidade de cinco pontos na carteira de habilitação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário