segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Você conhece todas as fontes de energia para o transporte?

Existem muitos tipos de combustíveis para os veículos. Alguns são mais comuns, como o álcool, a gasolina, o gás natural e o diesel, e outros ainda estão começando a ficar conhecidos pelo público em geral. Por isso, ainda há muitas dúvidas com relação a eles.
A gasolina, assim como o diesel e o gás natural, é um combustível fóssil. Ela é derivada do petróleo e costuma ganhar forma por meio do processo de destilação. É utilizada normalmente em carros e motos. Já o óleo diesel é formado por átomos de carbono e hidrogênio e tem um odor forte e característico. É usado em motores de combustão interna e ignição por compressão, ou seja, automóveis, furgões, ônibus, caminhões, pequenas embarcações marítimas, máquinas de grande porte, entre outros, o tem como fonte de energia. O gás natural é todo hidrocarboneto que permaneça em estado gasoso nas condições atmosféricas normais. Ele considerado o combustível fóssil mais limpo e não é tóxico.
Entre os combustíveis vegetais temos o etanol, uma opção ecologicamente correta, pois tem como matéria prima a cana-de-açúcar. Pode ser misturado ao diesel e à gasolina, como também pode ser utilizado sem aditivos, sem que isso prejudique o motor. Além dele, há o biodiesel, resultado da mistura entre álcool e o óleo retirado das plantas. Para a produção desse combustível podem ser utilizados o óleo de girassol, de amendoim, de mamona, de soja etc., e ele serve como substituto do diesel, portanto, pode ser usado em caminhões, ônibus e automóveis.
Atualmente também tem ganhado destaque os veículos movidos à energia elétrica. Eles são entendidos como veículos automotores que utilizam pelo menos um motor elétrico para acionamento das rodas e se caracterizam, principalmente, pela alta eficiência energética e baixo ou nulo nível de emissões de poluentes e de ruídos.
Como podemos ver, são muitas as opções de combustíveis para serem utilizados no seu veículo. É importante ressaltar que, na hora de escolher qual usar, você leve em consideração a procedência do mesmo, para não prejudicar o seu motor, e também os riscos ambientais que eles envolvem. Sua escolha pode ajudar a construir um planeta mais limpo e sustentável!

Nenhum comentário:

Postar um comentário